Crítica | A Favorita

O filme A Favorita foi líder de indicações, junto com Roma, ao Oscar 2019 e não foi a toa. O longa é uma obra-prima cinematográfica.

A trama que conta a história da Rainha Ana (Olivia Colman), uma mulher que não sabe muito bem o que está fazendo na corte, mas por ser muito mimada, a sua conselheira, e também amante secreta, Duquesa de Marlborugh (Rachel Weisz) faz de tudo para agradar a Sua Majestade e continuar no cargo como a favorita para tudo. Porém seu privilégio fica ameaçado quando a plebeia Abigail (Emma Stone) chega ao reino e acaba se tornando mais uma queridinha da rainha, gerando uma briga épica entre as duas puxa-sacos.

Uma das coisas mais marcantes na trama é o envolvimento entre as três protagonistas e as maneiras como lidam para cada uma chamar a atenção da rainha, enquanto a própria se diverte, e se tornar a única favorita! Vale prestar atenção na atuação delas e principalmente no show que a Olivia Colman dá, sendo uma das fortes concorrentes à estatueta esse ano.

O roteiro é espetacular, combinando a cortesia britânica nas falas com o humor sarcástico das personagens.

Falando em cortesia britânica, o figurino de todos os personagens faz jus ao século XVIII na Inglaterra e isso junta a perfeição nos modelos com a dramédia do enredo, deixando a Direção de Arte como uma das favoritas dessa edição. Já a fotografia do longa lembra o cenário de quase todos os filmes londrinos, dia após dia o tempo sempre nublado, e as cores das roupas e dos móveis fazem contraste com o cenário sombrio e antiquado do Palácio e de seus jardins.

Ficha Técnica

– Título original: The Favourite

– Direção: Yórgos Lánthimos

– Roteiro: Deborah Dean Davis e Tony McNamara

– Elenco: Olivia Colman, Emma Stone, Rachel Weisz, Nicholas Hoult

– Indicações ao Oscar 2019: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Edição.

5.0

DE 5

Daniel Orellana
Viciado em séries e música e fã de filmes de terror.
ajax-loader