Crítica | Demon Slayer: O Filme – Arco do Trem Infinito (2020)

Depois do sucesso que o animê Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba / 劇場版 鬼滅の刃 無限列車編) fez em seu lançamento em 2019, o filme que daria continuação a série, se tornou uma das produções mais esperadas para os fãs do gênero dos últimos anos. E, em 2020, o filme veio às graças se tornando uma das maiores bilheterias do cinema animê de todos os tempos.

O filme baseado nos mangás shonen do mesmo título, é um dark fantasy de ação e aventura que começa exatamente onde a série parou, quando Enmu é encarregado de matar Tanjirou Kamado para ascender à sua posição. Enquanto Tanjirou, Zenitsu e Inosuke embarcam no Trem Infinito à procura de Rengoku, o pilar da chama.

Embora o enredo seja simples, o longa de Haruo Sotozaki  (que também dirigiu a série) é um triunfo de emoções que prendem a atenção do espectador em todos os momentos. Como se trata de uma continuação direta da série, não há perda de tempo na história, em todo o decorrer do filme, as coisas vão direto ao ponto até o final — mesmo com vários flashbacks. E por esse mesmo motivo, é necessário assistir à série para entender a trama do filme.

A animação de 2019 foi muito elogiada por críticos e fãs de animê, e isso continua com a versão cinemática. O estúdio Ufotable entrega uma das melhores produções de animês dos últimos tempos, que não acerta somente na qualidade gráfica, como os efeitos especiais e o traço dos personagens, mas também nos efeitos sonoros e na trilha musical, que ajudam na imersão do universo de Demon Slayer.

O filme, embora seja uma produção isolada da série, funcionaria muito bem como um episódio especial de 120 minutos. O longa dá tempo para o desenvolvimento da trama e do personagem Rengoku, que no animê não é um dos protagonistas, diferente do filme. Aqui, ele é o personagem mais importante e seu desenvolvimento é um grande acerto para todo o worldbuiding da série e do filme.

Demon Slayer ou Kimetsu no Yaiba: O Filme – Arco do Trem Infinito, é uma das melhores e mais emocionantes obras de animê dos últimos anos, tal como a série em sua primeira temporada.

Demon Slayer: O Filme – Arco do Trem Infinito

劇場版「鬼滅の刃」 無限列車編

Ano: 2020
Duração: 120
Direção: Haruo Sotozaki
Roteiro: Haruo Sotozaki
Elenco: Natsuki Hanae, Akari Kitō, Yoshitsugu Matsuoka, Hiro Shimono, Satoshi Hino, Daisuke Hirakawa

NOTA

Leonardo Vieira
Fã de quadrinhos e cinema, futuro jornalista e amante de robôs gigantes!