Crítica | Invasão Zumbi 2: Península (2020)

A Coreia do Sul está cada vez mais se destacando na indústria cinematográfica. Podemos ver isso mais nitidamente quando o filme Parasita ganhou o prêmio mais importante do Oscar 2020, o de melhor filme do ano, sendo o primeiro filme de língua não-inglesa a levar a estatueta.

Mas um dos gêneros que mais se destacam no audiovisual sul-coreano é o de terror, e nisso o país asiático anda acertando em cheio. Produções como o filme Invasão Zumbi (2016) e a série Kingdom (Netflix) são ótimos exemplos disso, e apostam em uma inovação do universo de zumbis.

Falando em Invasão Zumbi, com o sucesso desse primeiro filme, uma sequência foi muito aguardada. Agora em 2020, o diretor Yeon Sang-ho lançou a tal sequência, mas não agradou nem um pouco os fãs e a crítica.

Invasão Zumbi 2: Península se passa quatro anos depois do surto de mortos-vivos que atingiu o trem para Busan no primeiro longa. Jeong-seok (Gang Dong-Won) volta para a península – que já está devastada – e encontra sobreviventes que mostram em várias partes do filme suas habilidades para estarem vivos até agora.

Diferente do primeiro filme, onde os zumbis eram mais medonhos e muito bem caracterizados, esse segundo mostra zumbis feitos descaradamente em computação gráfica. Não que isso não aconteça em nenhum outro filme de zumbis, mas nesse foi nítido demais, mal feito, diga-se de passagem, lembrando uma cópia ruim de Guerra Mundial Z (2013).

O roteiro também peca muito, com um enredo atropelado e muitos momentos desnecessários. Faltou um vínculo melhor com o primeiro filme, não só com o protagonista, deixando a história bem vaga, parecendo um filme novo e pronto.

Alguns personagens são bem bacanas e legais de assistir, como as fofas e badass Joon-I (Lee Re) e Yu-jin (Lee Ye-Won) que usam suas táticas para despistar os zumbis, incluindo carros em alta velocidade. Que aliás isso é algo muito marcante durante todo o filme, uma versão pós-apocalíptica de Velozes e Furiosos.

Invasão Zumbi 2: Península não entrega o que promete, mas é um filme que dá para assistir, levar alguns sustos, apreciar uma boa ação, mas peca em pontos muito importantes, principalmente no tema principal, os zumbis.

Invasão Zumbi 2: Península

반도 / Train to Busan Presents: Peninsula

Ano: 2020
Duração: 116min
Direção: Yeon Sang-ho
Roteiro: Yeon Sang-ho
Elenco: Gang Dong-Won, Lee Jung-Hyun, Lee Re, Kwon Hae-Hyo, Kim Min-Jae
Ver trailer
Nota 3 de 5
Daniel Orellana
Viciado em séries e música e fã de filmes de terror.