Resenha | Breves Respostas Para Grandes Questões — Stephen Hawking

Sendo um dos mais renomados cientistas do último século e, possivelmente, o mais importante físico teórico desde Albert Einstein, Stephen Hawking dedicou sua vida às inúmeras contribuições científicas que fez em sua área de atuação: a Física Teórica e Cosmologia. No entanto, parte da fama de Hawking se deve ao seu grande interesse em diversos assuntos, não só acadêmicos, que lhe renderam diversos livros e incontáveis palestras ao redor do mundo, graças à sua incrível capacidade de transmitir suas palavras e pensamentos de forma clara e intuitiva sobre os mais variados assuntos que se dispunha a abordar. 

Em Breves Respostas Para Grandes Questões, Hawking compila diversas questões “simples” que lhe eram feitas por alunos e frequentadores de suas palestras, que, curiosos, se interessavam pela opinião do cosmólogo sobre estes assuntos. Hawking nunca recusou dar sua opinião sobre nenhuma das questões que lhe eram feitas, e se dispunha a respondê-las todas as vezes que lhe era perguntado. Pensando nisso, compilou várias dessas questões, nesse que se tornou seu último trabalho em vida, e que foi finalizado apenas após a sua morte, graças à colegas acadêmicos e familiares que ajudaram a materializar as ideias que Hawking tinha para apresentar ao mundo.

Trazida ao Brasil pela Editora Intrínseca, a edição brasileira conta com capa dura e acabamento metalizado, corte lateral preto e uma diagramação que contribui de forma positiva para a fluidez da leitura. 

Com um prefácio escrito por Eddie Redmayne, que interpreta Hawking em A Teoria de Tudo (2014), o livro também conta com as seguintes questões respondidas pelo físico: Deus existe?; Como tudo começou?; Existe outra vida inteligente no Universo?; O que há dentro de um buraco negro?; A viagem no tempo é possível?; Sobreviveremos na Terra?; Deveríamos colonizar o espaço?; A inteligência artificial vai nos superar?; Como moldaremos o futuro?. Além disso, a edição conta também com um emocionante posfácio escrito por Lucy Hawking, sua filha e parceira em diversos projetos de divulgação científica voltados ao público infantojuvenil. 

Hawking não dominava apenas as inúmeras equações usadas para explicar os mais diversos acontecimentos no Universo, ele dominava também as palavras e isso o tornava um grande orador, capaz de expressar sua opinião em qualquer assunto e prender a atenção de todos. É exatamente isso que vemos nesse livro. Hawking consegue, de forma clara, cativar a atenção do leitor ao responder às inúmeras questões que fogem da sua área de atuação, mas sempre com um pensamento científico e crítico profundo que despertam a curiosidade e interesse até mesmo daqueles que não têm a ciência como algo simples e fácil de compreender. 

Usando diversos exemplos práticos e citando inúmeras obras da cultura pop para ajudar a fomentar suas explicações, Hawking nos faz mergulhar em suas ideias e nos ensina direta ou indiretamente conceitos científicos, nos apresenta equações complexas de forma extremamente simplificada e facilita o nosso entendimento sobre todas as questões que responde em seu livro. Sua habilidade com as palavras é tão grande, que até o complexo funcionamento de um buraco negro e a singularidade em seu interior se tornam simples de entender.

Stephen Hawking faleceu em 2018 incerto de sua contribuição à sociedade — algo que chega inclusive a mencionar brevemente no início do livro e novamente é citado por sua filha no posfácio. Mas o fato é que Hawking jamais se deu conta de que, mesmo em vida, já estava dando ao mundo várias contribuições e ajudando no desenvolvimento de inúmeras áreas científicas e sociais como poucos haviam conseguido ao longo de toda a história da humanidade.

Breves Respostas Para Grandes Questões

Autor: Stephen Hawking
Lançamento: 2018
Editora: Intrínseca
Edição:
Comprar eBook/livro
Nota 4.5 de 5
Ygor Castro
Uma das mentes por trás do CN42 e também criador do Megacreative. Geek, apaixonado por cultura pop, fotografia, livros, cinema, séries de TV, astronomia, arqueologia e História.
ajax-loader