Resenha | Nimona — Noelle Stevenson

Publicada no Brasil pela editora Intrínseca, Nimona é uma graphic novel da autora, ilustradora e quadrinista, Noelle Stevenson. A graphic novel, repleta magia, ciência, humor sob camadas e mais camadas de reflexões, esteve entre os best-sellers do New York Times, foi finalista do National Book Award e venceu uma das categorias do Eisner Award.

Em Nimona, acompanhamos a história da protagonista que dá nome ao livro. Nimona é uma garota metamorfa, com fortes tendências à vilania, que faz de tudo para ser a comparsa de Ballister Coração-Negro, o maior vilão do reino onde a história se passa. Apesar de sua vilania, Ballister nunca se viu diante de um plano que desse certo, até a chegada de Nimona. Ao contrário de Ballister, que evita causar grandes danos durante a execução de seus planos, Nimona gosta de criar o caos por onde passa, não medindo esforços para eliminar aqueles que tentem ficar em seu caminho. A partir dessa premissa simples, da vontade de Nimona em ser uma comparsa perfeita e da conduta do vilão Ballister Coração-Negro, a história se desenrola, mostrando como ambos passam a se entender e como um passa a mudar o outro, de formas que não imaginavam antes.

Nimona é uma história leve, cheia de reflexões, ensinamentos e bastante humor, em suas pouco mais de 270 paginas. Capaz de nos fazer rir, logo nas primeiras páginas, e nos afeiçoarmos com a personalidade marcante de Nimona, somos capazes de devorar a leitura de uma única vez, tentando descobrir todos os detalhes que cercam a misteriosa metamorfa e saber mais sobre o reino em que a história se passa.

Durante a história somos apresentados a diversos personagens que ajudam a agregar um background aos dois personagens que passam a dividir o protagonismo da história. Nos são mostradas reviravoltas empolgantes, conspirações e lições sutis, deixadas através de cada fala ou nos detalhes em seus desenhos — como o cabelo de Nimona que sempre muda, simbolizando o espírito livre e rebelde da personagem.

Essa liberdade e rebeldia de Nimona deixam claro que qualquer um pode ser o que desejar e, ainda assim, ser feliz. Coração-Negro nos mostra que mesmo o mal acaba por sucumbir ao bem. Diversos outros personagens, e momentos, nos passam lições que fazem dessa graphic novel algo único e essencial a um amante de histórias.

Com leitura fluída, cores vibrantes e traço único, Nimona é um prato cheio para os fãs de quadrinhos de qualquer idade, abordando temas como amor, força da amizade e como o bem sempre prevalece ao mal. Uma ótima leitura para passar um tempo e se divertir com a trama.

A edição publicada no Brasil, pela Intrínseca, traz um acabamento minuciosamente planejado, fazendo jus ao conteúdo da HQ, mantendo a força que as cores tem para criar a atmosfera da história, além de trazer alguns extras da autora ao final da obra.

Nimona está disponível e versão impressa e digital tanto na Amazon quanto no Submarino.

4.0

DE 5

Digiqole ad

Ygor Castro

Uma das mentes por trás do CN42 e também criador do Megacreative. Geek, apaixonado por cultura pop, fotografia, livros, cinema, séries de TV, astronomia, arqueologia e História.

Artigos relacionados

Comentários