Especial | 5 curiosidades sobre a família real brasileira que você não aprendeu na escola

Os professores sempre esquecem de contar as fofocas da época da monarquia no nosso país, que deixariam as aulas um pouco mais divertidas… Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre a família real que vão te surpreender!

Dom Pedro I e D. Leopoldina comiam com as mãos

Vindo da Europa, os membros da Realeza tinham medo de serem considerados esnobes, e escolhiam comer com as mãos, apesar de terem mais do que condições de usarem talheres.

Maridos trocados

As princesas Isabel e Leopoldina se casariam no mesmo dia, mas na hora de conhecerem seus pretendentes, as irmãs preferiram o noivo da outra, e trocaram de par. A Princesa Isabel ficou com o Conde D’eu e a Princesa Leopoldina com o Duque de Sachsen.

Nomes quilométricos

Era costume na época homenagear os parentes dos bebês, mas a realeza exagerava e colocava os nomes de todo mundo. Um exemplo é o nome completo de D. Maria I é um exemplo bom: Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança. 

Nudes por carta

Você acha mesmo que os nudes são recentes, da era da tecnologia? Então, você está muito enganado! Ainda no Segundo Reinado, o monarca D. Pedro II pediu que sua amante, a condessa Villeneuve enviasse uma foto com um vestido decotado por carta! Dá pra acreditar nisso?

Dor de barriga em data histórica

No livro 1808, de Laurentino Gomes, conta-se que Dom Pedro I comeu um alimento estragado e sentiu um ‘mal-estar intestinal súbito’ logo no dia da Proclamação da Independência do Brasil.

Quem diria que a vida real era tão movimentada, não é?

Fontes: Sou Petropólis, Correio Braziliense, História Hoje

Eduarda Suily
Bookaholic, estudante de jornalismo, amante de idiomas e cultura. Gosta de ler livros e criticar. E de ler história nos tempos livres. E, no CN42 escreve sobre isso.