Especial | Franquia Alien

Em 1979 o cinema foi presenteado com uma nova obra de ficção científica, Alien – O Oitavo Passageiro, como ficou conhecido no Brasil, chegou como início de uma das maiores franquias do gênero em toda a cultura pop. Do cinema para os quadrinhos, livros e games, o Xenomorfo conquistou o coração dos fãs em todo o mundo.

Neste artigo veremos um pouco mais sobre essa franquia que há mais de 40 anos consegue cativar o público de todas as idades.

Filmes em ordem cronológica

Para facilitar o entendimento da franquia, primeiros temos que entender que os filmes foram lançados em ordem diferentes, os 4 primeiros longas seguiram em sequência, mas tiveram dois spin offs que serviram com prequels.

Prometheus (2091 – 2094)

No ano de 2012 estreou no cinema o filme Prometheus, que contou com o retorno da franquia Alien nas telonas depois de um hiato de 15 anos do quarto filme.

O filme se passa entre 2091 e 2094, quando a humanidade foi em busca de sua origem. No planeta de destino, eles encontram criaturas poderosas chamadas de “Engenheiros” e, revelações assustadoras.

Alien: Covenant (2104)

O último filme que chegou nas telonas da franquia foi Alien: Covenant, que se passa mais ou menos 10 anos após os eventos de Prometheus. Este filme, embora não tenha sido tão bem recebido pela crítica, traz um pouco do terror e da brutalidade do Xenomorfo.

No longa, uma nave com a tripulação formada por casais, é enviada para um planeta seguro para os seres humanos. Mas, no meio do caminho a nave recebe um sinal vindo de um planeta misterioso, que, aparentemente parecia ser seguro, mas que logo se mostra cheio de segredos e perigos escondidos pelas sombras.

Tanto Alien: Covenant como Prometheus tratam-se de prequels da saga original. A Fox tinha intenção de fazer mais dois filmes da franquia para anteceder o filme de 1979, mas os planos foram mudados e ainda não se sabe o que vai ocorrer.

Alien, O Oitavo Passageiro (2122)

Lançado no de 1979 saindo da cabeça do diretor Ridley Scott, o Xenomorfo ganhou vida. O primeiro filme da franquia não tinha nada da mitologia que os outros filmes tiveram, mas, é considerado por muitos, um dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos.

O filme se passa cerca de 20 anos após os eventos de Covenant e conta a história da protagonista da franquia Ellen Ripley que junto da tripulação da nave Nostromo, seguiu um sinal que fora interceptado por eles, lá encontram uma forma diferente de vida e acidentalmente, a levam para dentro da nave.

Aliens, O Resgate (2179)

A sequência do primeiro longa da franquia foi dirigido por James Cameron, e é considerado por muitos o melhor de toda a saga. Esse é muito mais um blockbuster que seu antecessor, ajudou muito a franquia a desenvolver sua mitologia com detalhes sobre os Xenomorfos.

O filme continua a saga de Ellen Ripley, após passar 57 anos vagando na capsula de hibernação em sua nave pelo Espaço, ela é resgatada e despertada. Ripley retorna para o planeta LV-426 com fuzileiros especiais para investigar e resgatar uma colônia que perdeu contato com a corporação que governa o planeta Terra.

Alien 3 (2179)

O terceiro filme da saga, dirigido por David Fincher, é um filme com bastante inconsistências no roteiro, porém, é um filme bastante divertido, apresentando novos detalhes ao Xenomorfo e sua evolução.

Leia também:  Resenha | H.P. Lovecraft - Medo Clássico - Vol. 1

Nessa parte da história, Ripley vai para o planeta prisão, o Fiorina 161 e acaba levando junto seu gato, infectado pelo vírus que dá a vida ao Xenomorfo. No filme, aprendemos muito mais sobre a Weyland-Yutani, a corporação por trás de tudo, que tenta usar o Xenomorfo como arma.

Alien – A Ressureição (2379)

O filme anterior a este que vamos falar, teria encerrado perfeitamente a história de Ripley, mas, infelizmente, decidiram continuar.

200 anos após os eventos do terceiro filme, um clone de Ripley é levado até uma nave para enfrentar mais uma vez o Xenomorfo. Considerado por muitos o pior filme da franquia, Alien – A Ressureição não agradou nem fãs, nem críticos, e passou longe do que seus antecessores entregaram.

Do Atari ao Playstation 4, o universo Alien nos video-games

Com o sucesso dos filmes, não demorou muito para que a franquia desse as caras nos video-games. Em 1982, foi lançado para Atari 2600 o primeiro game chamado Alien, que era basicamente um Pac-Man, com figuras do Xenomorfo. Logo em seguida, em 1986, Aliens: The Computer Game foi lançado para quatro consoles diferentes, entre eles o Commodore 64 e o MSX, popularizando a franquia de vez no mundo dos video-games.

Outros jogos foram lançados no decorrer dos anos, mas foi em 2000 que o game Alien: Ressurection foi lançado, trazendo uma grande novidade para os gamers. O jogo foi lançado para Playstation 1, com a jogabilidade de FPS, o que não era uma novidade para ninguém, porém, este foi o primeiro a usar os analógicos direito e esquerdo para movimentação do personagem, o que até hoje é usado por todos os jogos de first person shooters.

Em 2014 foi lançado o jogo Alien: Isolation para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One, mostrando que ainda há história para abordar dentro dessa franquia, tanto nos filmes como nos games.

Crossovers, quadrinhos e livros

Além dos filmes e games, o Xenomorfo deu as caras nas páginas da Dark Horse, onde realizou o clássico confronto com os Predadores, em Alien vs Predador, que fez tanto sucesso que foi parar nos cinemas e video-games. Além disso, o Xenomorfo já enfrentou o Superman, Batman, Juiz Dredd, Lanterna Verde e vai enfrentar os heróis da Marvel em um futuro quadrinho.

O E.T também está nos livros, em uma trilogia lançada pela Leya, que resgatam todo o clima de terror e suspense que fez sucesso existe nos filmes da franquia.

O futuro da franquia

Em 2019, a Disney realizou a compra da Fox, empresa que possuía os direitos da franquia Alien nos cinemas, e com o lançamento do streaming Disney Plus, os fãs da franquia ficaram esperançosos de novas produções virem a ser anunciadas.

E não demorou muito, pois em setembro de 2020, o diretor Ridley Scott, quem idealizou a franquia, confirmou que um novo filme está em desenvolvimento. Segundo ele, o próximo projeto não será uma prequel como foi Prometheus e Alien: Covenant.

Além disso, um crossover com os heróis da Marvel está para acontecer nos quadrinhos, e parece ser a primeira de muitas novidades que estão por vir referentes ao Xenomorfo.

Leonardo Vieira
Fã de quadrinhos e cinema, futuro jornalista e amante de robôs gigantes!