[Atenção! Este post contém spoilers]

 

Neste próximo domingo (19) o fenômeno televisivo Game of Thrones irá terminar sua jornada na HBO. Para comemorar o grand finale, fizemos uma lista com 50 curiosidades e segredos sobre a série que você talvez não saiba, confira:

  1. Peter Dinklage (Tyrion Lannister) é vegetariano e em todas as cenas em que ele comia carne, era de mentira.
  2. Peter foi o único do elenco a ser escolhido para a série diretamente através do autor George R. R. Martin, sem precisar fazer teste antes.
  3. Game of Thrones rendeu os primeiros papeis de Maisie Williams (Arya Stark) e Emilia Clarke (Daenerys Targaryen) como atrizes.
  4. A série também rendeu os primeiros papeis de Isaac Hempstead-Wright (Bran Stark) e Kristian Nairn (Hodor) como atores.
  5. Oona Chaplin (Talisa Maegyr) é neta de Charles Chaplin.
  6. Alfie Allen (Theon Greyjoy) é irmão da cantora britânica Lily Allen. Ela inclusive lançou uma música em sua homenagem, sobre ele fumar muita maconha.
  7. Os idiomas Dothraki, Alto Valiriano, Baixo Valiriano e Mag Nuk foram criados somente para a série, pelo linguista David J. Peterson.
  8. David J. Peterson promove curso para aprender a língua dos Dothrakis, veja aqui.
  9. Emilia Clarke não pintava o cabelo para viver a Daenerys, usava peruca. Já a Sophie Turner (Sansa Stark) é loira natural, mas teve que pintar os cabelos de ruivo na série.
  10. O ator Peter Vaughan (Meistre Aemon) era cego na vida real, assim como o personagem. Ele faleceu aos 93 anos no final de 2016.
  11. Lino Facioli (Robin Arryn) é brasileiro, nasceu em Riberão Preto no interior de São Paulo, mas foi para a Inglaterra com apenas 5 anos.
  12. GoT é a série mais pirateada do mundo. Só em 2016, a série foi pirateada em mais de 350 mil canais. Isso rendeu a ela o “prêmio” por seis anos consecutivos.
  13. O coração que Daenerys come em um episódio, na verdade era gelatina com cobertura de sangue falso.
  14. Rory McCann (Cão de Caça) disse que nunca ninguém do elenco ou da produção agiu de forma esnobe.
  15. A Rainha Elizabeth II visitou o trono de ferro, mas não sentou nele.
  16. O trailer oficial da última temporada teve cerca de 81 milhões de visualizações, só nas primeiras 24 horas, sendo o trailer de série mais assistido da história.
  17. Sophie Turner odeia bolo de limão, diferentemente de sua personagem Sansa, que ama.
  18. A personalidade perversa e sádica do rei Joffrey Baratheon foi inspirada no imperador romano Calígula.
  19. Mais de 150 bebês americanos nasceram com o nome de Khaleesi em 2012, graças a série.
  20. O penúltimo episódio desta última temporada, intitulado “The Bells“, bateu recorde de audiência, sendo o episódio mais assistido da série, com 12,48 milhões de telespectadores, só nos Estados Unidos. Mas é esperado que o último episódio bata esse recorde.
  21. GoT foi a primeira série de TV a ser exibida em cinemas IMAX.
  22. A atriz Carice van Houten (Melisandre) é holandesa e foi chamada para fazer os testes para o papel de Cersei Lannister, mas não pode ir às audições por estar com outro trabalho.
  23. Aliás, Carice fala seis idiomas (inglês, holandês, francês, alemão, espanhol e valyrio se é que esse último pode ser considerado um idioma).
  24. Carice também é uma ótima cantora, ouça aqui.
  25. Falando em cantar, o ator Jacob Anderson (Verme Cinzento) também é cantor, compositor e rapper. Ele usa o pseudônimo de Raleigh Ritchie e tem várias músicas lançadas, ouça uma aqui.
  26. O primeiro episódio de Game of Thrones foi ao ar no dia 17 de abril de 2011, dia do aniversário do ator Sean Bean (Ned Stark), protagonista da série até então.
  27. Maisie Williams (Arya) e Sophie Turner (Sansa) são melhores amigas na vida real.
  28. Maisie Williams (Arya) e Sophie Turner (Sansa) têm uma tatuagem de amizade com a escrita “07.08.09”, que é a data de quando elas descobriram que iriam ser irmãs em GoT.
  29. Sophie se casou recentemente com o cantor Joe Jonas, do trio Jonas Brothers, logo após a premiação do Billboard Music Awards 2019.
  30. Emilia Clarke ficou bem doente durante esse período que viveu como Daenerys, tendo dois aneurismas.
  31. A atriz Gwendoline Christie (Brienne) tem 1,91 m de altura.
  32. Neil Fingleton, que viveu o gigante Mag the Mighty dos Selvagens, tinha 2,33 m de altura e isso rendeu um recorde no Guinness Book de ator mais alto do mundo.
  33. Neil infelizmente faleceu em fevereiro de 2017 devido a uma insuficiência cardíaca.
  34. A Muralha da série é baseada na Muralha de Adriano, na fronteira da Escócia com o norte da Inglaterra.
  35. O ex-presidente norte-americano George W. Bush aparece diversas vezes na série, mas só com a cabeça decapitada em alguma estaca durante a primeira temporada.
  36. A humilhante caminhada de Cersei nua pelas ruas de Porto Real foi baseada em uma história real, com a amante do Rei Edward IV que foi punida após a morte dele.
  37. A Batalha de Winterfell, que aconteceu no 3º episódio a 8ª temporada, intitulado “The Long Night“, foi considerada a mais longa já gravada, envolvendo mais de 750 pessoas em cerca de 11 semanas consecutivas.
  38. Algumas atrizes pornô participaram de GoT ao longo dessas oito temporadas, inclusive a atriz Sibel Kekilli, que viveu a amada de Tyrion e prostituta Shae.
  39. O piloto original da série nunca foi ao ar.
  40. A atriz Tamzin Merchant foi quem fez o papel da Daenerys no piloto original da série.
  41. Peter Drinklage (Tyrion) já foi trompetista de uma banda punk nos anos 90 chamada Whizzy.
  42. Glamdring, a famosa espada de Gandalf, da saga ‘O Senhor dos Anéis’, está estancada no trono de ferro.
  43. Diversos personagens da série foram protagonizados por diferentes atores, como Daario Naharis, Montanha, Tommen Baratheon, Myrcella Baratheon, Beric Dondarrion, o Rei da Noite e Selyse Baratheon.
  44. Os atores Joe Dempsie (Gendry) e Hannah Murray (Gilly) atuaram juntos na primeira fase da série britânica Skins, como Chris e Cassie, respectivamente.
  45. A atriz Lena Headey tem muitas tatuagens pelo corpo, por isso sua personagem Cersei usa muitas roupas de manga cumprida e gola alta.
  46. Lena também passou por um relacionamento muito complicado com o ator Jerome Flynn (Bronn). Eles tiveram um relacionamento no início da série, mas acabou tão mal que eles não se falam até hoje e nem podiam estar em um mesmo set de filmagem.
  47. Mas a série não proporcionou só maus relacionamentos. Kit Harington (Jon Snow) e Rose Leslie (Ygritte) protagonizaram um par romântico durante a trama e que se extendeu para a vida real. Eles se casaram em 2018.
  48. GoT teve diversas locações ao longo das oito temporadas, entre elas Croácia, Islândia, Canadá, Malta, Marrocos, Escócia e Espanha.
  49. Em 2016, na 68ª edição do Emmy Awards, Game of Thrones bateu mais um recorde, com o maior número de indicações de uma série em uma única premiação, 23 no total.
  50. Nesta mesma edição, GoT ganhou 16 Emmys e se tornou a série com o maior número de estatuetas da história da premiação, somando 38 no total.

E você, gostou das curiosidades? Já sabia de alguma delas? Comenta aí embaixo.

Confira também nossos especiais de Game of Thrones aqui no site durante toda essa semana que precede o episódio final da série.