Especial | Saiba tudo sobre o Predador

O cinema tem o poder de criar novas civilizações, espécies, mundos e por aí vai. São muitos os personagens que marcaram a cultura pop, num modo geral em diferentes mídias, que conquistaram fãs de todas as idades. Assim aconteceu com a raça Yautja, um dos alienígenas mais perigosos do universo, que ficou famosa aqui como Predador.

Vamos falar neste artigo um pouco mais sobre esses queridos personagens que há milhares de anos vem caçando e assassinando seres de vários planetas, incansavelmente.

Principais características e anatomia

Os predadores são uma raça alienígena chamada Yautja. Com aparência intimidadora, são como soldados de dois metros de altura, com dreadlocks e cara de inseto. Os dreads são apêndices que, por mais que pareçam não são cabelos, em algumas HQ’s já foram utilizados para estrangular inimigos.

Possuem fator de cura para ferimentos não letais e uma força fora do normal, que os permitem quebrar as costelas de um humano com um abraço, além de saltarem vários metros.

Os Yautja também são extremamente inteligentes e vivem numa sociedade bastante desenvolvida tecnologicamente, capaz de criar naves espaciais, equipamentos militares impressionantes como as Bio-Mascaras que contam com visão de calor, raio-x, tradutor, computador de pulso que controla a invisibilidade dos Predadores e que é também uma bomba que pode ser programada para auto destruição.

Um predador pesa, em média, 140kg e tem expectativa de vida de mais de 1.000 anos. Seu sangue é baseado em cadeias de carbono, com uma coloração fosforescente, e utiliza cobre para transporte de oxigênio – no ser humanos essa é a função do ferro.

A armadura de um Yautja é feita de xerbinium, mineral resistente ao ácido e ideal para lutar contra os aliens (xenomorfos, que falaremos em outro artigo). Eles também usam um colar com crânios de criaturas menores, além de uma quantidade significativa de equipamentos militares em suas caçadas, uma vez que não podem falhar. Na cultura dos Predadores a falha é a maior desonra.

Sociedade e cultura

Honra e habilidades de combate são as características mais importantes para uma sociedade de Yautjas.

Originários de Yautja Prime, um planeta quente de uma atmosfera rica em nitrogênio, os predadores seguem um código de honra rigidamente, que trata sobre a honra em caçar e a desonra em ser derrotado em combate. Não é permitido matar doentes e aleijados, muito menos causar violência entre si, dentre outras lições importantes. Possuem diversos ritos de passagem, envolvendo caçadas para que demonstrem seus valores. A sociedade valoriza muito a caça e quanto melhor for sua reputação de caçador, melhor será seu posicionamento na hierarquia social.

Na hierarquia, os mais baixos sendo os Não-Sangrados, que não possuem experiência de combate. Após realizar a primeira caçada memorável, eles passam para Sangrados. A preferência é que seja contra um oponente digno, como um Xenomorfo por exemplo. Essa transição também é conhecida como o rito de passagem para vida adulta. Acima dos Sangrados há o Predador de Elite que é bem mais raro de encontrar. Estes possuem maestria em alguma arma em particular e assumem as funções de lideres dos grupos de caça. Para chegar a esta posição, o Predador precisa se mostrar habilidoso e corajoso o suficiente para tomar o crânio de uma Rainha Alien como troféu.

O próximo posto da hierarquia é Líder de Clã. Para conquistar esta posição, o predador precisa exterminar uma ninhada de, no mínimo, trezentos xenomorfos. Uma tarefa árdua que, normalmente, faz com que o Predador morra na operação. Os líderes de clã possuem poderes políticos dentro das suas sociedades, além de poderem escolher as fêmeas Yautjas, com exclusividade.

Na maior posição da hierarquia Yautja estão os Anciões. Por conta da vida de combates e caçadas, realizados por honra ou simplesmente por esporte, os predadores morrem jovens. Os Anciões são seres centenários que lutaram e sobreviveram em várias caçadas, portanto, são respeitados e reverenciados pelos demais membros da sociedade.

Principais aparições

O alienígena “casca grossa” apareceu primeiramente em seu filme de origem em 1987, Predador, onde o monstrão trocou socos com um dos humanos mais “casca grossa” da história do cinema, Arnold Schwarzenegger. Devido ao sucesso do filme, em 1990 Predador 2 chegou as telonas.

Em 2004 vimos o confronto entre Predador e xenomorfo, no crossover Alien vs Predador, que teve sequência em 2010, mesmo ano do filme Predadores. Em 2018 voltamos a ver o caçador em Predador, uma espécie de reboot da franquia nas telonas.

O Predador já deu as caras nos quadrinhos, lançados pela DC Comics, onde enfrentou o querido morcegão de Gotham, sim, o Batman. Além de uma série própria e outros crossovers.

Outra mídia que popularizou ainda mais o alienígena, foram os videogames. Ele já esteve presente em diferentes consoles, desde 1987 em um jogo do Atari. Passou pelo Playstation, X-box e recentemente esteve trocando socos com os personagens de Mortal Kombat X. Também ganhou um novo game para PS4 chamado Predator: Hunting Grounds.

É provável que ainda vejamos muito material novo sobre o Predador, tanto nos cinemas, como em games e quadrinhos, pela popularidade da obra e da qualidade do personagem que sera sempre imortal para todos os nerds de diferentes idades.

Conte para nós nos comentários, qual seria o oponente ideal para enfrentar o Predador?

Leonardo Vieira
Fã de quadrinhos e cinema, futuro jornalista e amante de robôs gigantes!
ajax-loader