Quando falamos sobre o cinema brasileiro sempre existe um receio que se instala. Entre os motivos temos: filmes que não possuem boa direção, atores muito conhecidos por fazerem novelas e por último, mas não menos importante, a inferioridade sobre o cinema norte-americano. A ideia do preconceito sobre os filmes brasileiros surgiu quando os grandes Blockbusters estadunidenses foram trazidos para o Brasil, mas não significa que tudo seja ruim.

Falar que o cinema brasileiro não possui valor ou que “é um lixo completo” não é verdade. A cada ano, a indústria cinematográfica brasileira vem se mostrando cada vez mais inovadora e original.

Por isso listamos os Top 5 filmes brasileiros que você precisa conhecer!

Carandiru

Reprodução/Globo Filmes

Dirigido por Hector Babenco, o filme de 2003 retrata um dos acontecimentos mais chocantes da história do Brasil, o massacre da prisão Carandiru. Na trama, acompanhamos um médico na década de 90 que se voluntaria para prevenir os casos de HIV dentro da prisão. Em paralelo, vemos histórias dos presidiários lidando com a vida carcerária e como é retratado a vida dentro da prisão enquanto se instalam os conflitos que levam ao dia da rebelião que acarretou ao massacre.

Com um elenco forte e de bons atores como: Lázaro Ramos, Rodrigo Santoro e Wagner Moura, o filme é um ótimo conteúdo histórico, trazendo relatos reais de ex-presidiários que passaram pelo dia fatídico. Usado também como um filme de denúncia para mostrar o descaso do sistema carcerário brasileiro, Carandiru tem muito o que dizer sobre um dia que não deveria ter existido.

Divino Amor

Reprodução/O globo

Divino Amor conta a história da burocrata Joana (Dira Paes) em um futuro distópico do Brasil em que sua função é tentar salvar casais que estão prestes a se divorciar usando a culpa religiosa e o sexo.

Dirigido por Gabriel Mascaro, o filme se destaca por trazer algo diferente de outros longas brasileiros, a ideia de um futuro palpável. Onde o Brasil foi dominado pela igreja e as músicas de carnaval foram trocadas por músicas gospel, Divino Amor é um filme protesto, com um pouco de mistério e com o ar de ficção cientifica, trazendo um Brasil do futuro alternativo bem realista e um pouco de protesto contra religiões militantes.

O palhaço

Reprodução/Fala Objetiva

Em O palhaço, vemos a história de Benjamin, um palhaço que se apresenta no circo de seu pai, que está em ruínas. Porém, tudo muda quando ele decide partir para uma aventura em busca de seu sonho.

Trazendo Selton Mello como o protagonista e o diretor, O Palhaço é um estudo de personagem que sente uma tristeza por não ter seu lugar no mundo. Misturando o humor, drama e aventura, nos deparamos com uma história comovente e cativante. Mostrando que até mesmo um palhaço precisa de alguém para fazê-lo rir.

Bingo: O Rei das Manhãs

Reprodução/Plano Extra

Bingo: O Rei das Manhãs conta a história de Augusto Mendes (Vladimir Brichta), um ator de pornô que, motivado pelo seu filho, decide viver o palhaço Bingo na televisão.

Com a direção de Daniel Rezende, Bingo: O Rei das Manhãs é um dos melhores filmes brasileiros dos últimos tempos. Com o elenco forte e Vladimir Brichta no papel impecável do protagonista, o filme consegue trazer um ar de nostalgia pura e uma “cinebiografia” do primeiro Bozo da televisão. Ao mesmo tempo, mostra como o estrelato pode ser algo perigoso e árduo alguma vezes.

Cidade De Deus

Reprodução/Observatório da Televisão

O filme Cidade De Deus conta a história da cidade de mesmo nome pelo morador Buscapé (Alexandre Rodrigues) através das décadas. Com o sonho de ser fotógrafo, o protagonista narra a história de como conseguiu realizar seu sonho entrelaçando as histórias da Cidade De Deus e do bandido Zé Pequeno, antigo mandante do crime da comunidade.

Dirigido por Fernando Meirelles, Cidade De Deus foi o filme brasileiro com maior repercussão ao redor do mundo. Mostrando de forma crua e sem exageros, como é de fato a vida em uma comunidade dominada pelo crime organizado. O longa conta com maestria a história da cidade, desde seu início até a ascensão e declínio do crime instaurado nela.

Com a criação cativante de personagens carismáticos e bem desenvolvidos, o filme é o melhor exemplo de que o cinema brasileiro possui seu valor e sabe contar uma boa história misturando ação, drama e um pouco de humor, sem precisar “americanizar” o filme por completo.

Acha que está faltando algum título aqui na lista? Comenta aí baixo e conta para gente qual é o seu preferido.

1 COMENTÁRIO

Comentários