Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald | Conhecendo a trama do longa

Dia 15 de novembro estreou Animais Fantásticos: Os crimes de Grindelwald. Para entrar nesse clima mágico vamos conhecer um pouco sobre a saga. Temos de prestar muita atenção pois surgem novas perguntas e, apesar das primeiras são levemente esclarecidas, esse novo longa nos deixa apreensivos ao que virá a seguir.

A série é um spin-off de Harry Potter baseado num dos livros escolares de Hogwarts. Ao todo serão 5 filmes, todos originais, com os roteiros escritos pela própria J K Rowling.

O 1° filme, lançado em 2016, se passa em Nova York e pela primeira vez atores americanos foram escalados para as histórias mágicas. Assim ficamos conhecendo sobre outras escolas de bruxos (as irmãs Goldstein citam sua escola numa das cenas).

A história mostra como o magizoologista Newt Scamander escreve seu livro que depois viria a ser o livro escolar utilizado por Potter e seus colegas. Além de diversos animais incríveis, o que chama a atenção é o Obscurial, que não chega a ser exatamente uma criatura, mas é a forma que o poder reprimido de um bruxo ganha, geralmente a criança não vive mais que 10 anos, porém somos apresentados a Creedence um jovem que consegue controlar o seu Obscurial, tínhamos acreditado que estava morto, mas nos trailers podemos ver que se tornou um fugitivo, indo se esconder num circo mágico.

Uma das suas novas amizades é Nagini, uma Maledictus, essa garota tem uma maldição sanguínea que afeta somente as mulheres da sua linhagem, assim é passada de mãe para filha. Apesar de a conhecermos no futuro como uma principal aliada do lorde das trevas, aqui ela ainda consegue voltar a forma humana, mas quanto tempo ainda lhe resta não sabemos.

Uma das razões para Creedence se esconder, é o vilão da saga, Gellert Grindelwald, um velho amigo de Albus Dumbledore, está atrás do poder de Creedence, nesse novo filme vemos um pouco do relacionamento entre Grindelwald e Dumbledore, na saga de Potter nos é revelado que os dois amigos estavam atrás das Relíquias da Morte, aqui o vilão já possui a varinha das varinhas, no entanto Dumbledore está receoso em lutar contra ele, nutre sentimentos fortes por ele, mas por conta de um pacto de sangue fica impossibilitado de lutar contra ele, a sexualidade de Dumbledore não chega a ser explorada nesse filme, o que sabemos é que Grindelwald foi seu grande amor da juventude.

Temos ainda o No-Maj Jacob Kowalski, está num relacionamento com Queenie Goldstein, no fim do primeiro filme já mostra que eles iriam namorar, Jacob se lembra dos acontecimentos em Nova York já que a maioria não era “péssimas lembranças” como Newt descrevia ao lançar aquele líquido para apagar a memória das pessoas, nos trailers vemos que ele será o companheiro de Netw em boa parte da aventura pela Europa, mas a respeito de Queene acaba de forma surpreendente a sua jornada. Já sua irmã Tina, está em uma missão secreta na Europa, ela procura informações sobre uma profecia que envolve Creedence e Leta Lestrange, nesse percurso ela reencontra Netw.

Já Leta antiga colega de escola de Netw está noiva de seu irmão Theseus, no primeiro filme Netw dá a entender que Leta era sua namorada, ela está envolvida numa profecia, na qual seu irmão mais velho tenta cumprir, apesar de acreditarem que Creedence seja o irmão perdido, o segredo de Leta é mais perverso do que imaginamos, Newt tem um relacionamento conturbado com seu irmão, pouco se sabe sobre Theseus.

A verdadeira identidade de Creedence parece ser revelada, agora ele precisa lidar com o peso de suas escolhas, dentre tudo isso, ainda há espaço para romance, desde a complicada relação de Queene e Jacob indo até o começo da de Newt e Tina.

Enfim há muitos mistérios apresentados neste longa, esse filme mostra que a saga está apenas começando, o futuro é perigoso mais muito misterioso e repleto de magia. O elenco conta com o retorno de Eddie Redmayne como Newt Scamander,  Katherine Waterston como Tina Goldstein, Alison Sudol como Queenie Goldstein, Dan Fogler como Jacob Kowalski, Ezra Miller como Credence Barebone, Johnny Depp retorna como o vilão Gellert Grindelwald, as novidades são Jude Law como Albus Dumbledore, Claudia Kim como Nagini, Callum Turner como Theseus Scamander e Zoe Kravitz como Leta Lestrange.

Alessandra de Souza
"O crítico é ao mesmo tempo inútil e indispensável" André Bazin. Uma simples cinéfila e crítica amadora.