fbpx

Dororo | Conheça um dos melhores animes dos últimos tempos

Há tempos os animes e mangás vem trazendo histórias comuns e parecidas umas com as outras, repetindo arquétipos e sendo “mais do mesmo”. Porém, isso não ocorreu com o remake de Dororo, uma animação que reformula a maneira de se expressar usando lendas e contextos históricos do Japão, apresentando um universo novo e rico, sem deixar de beber da origem do que já se conhece. 

O anime é baseado no clássico mangá de Osamu Tesuka, de 1967, e teve uma série de anime em 1969, além de um filme em live-action em 2007. Na nova versão, lançada em 2019, o anime sofreu algumas mudanças na história original, algumas boas, outras ruins, mas nenhuma sem explicação e fundamento com a obra. 


Sinopse

Durante o período Sengoku no Japão Feudal, monstros e demônios sobrenaturais do folclore japonês existem e concedem pactos em troca de desejos. O cenário é de guerras e mortes, onde conflitos brutais entre samurais são constantes. 

Hyakkimaru é uma vítima da guerra e de pactos com demônios. O pacto é feito por seu próprio pai que ansiava por poder e liderar uma região. Em troca disso, ele ofereceu o corpo de seu filho para que os demônios devorassem. 

A partir desta premissa, Hyakkumaru é encontrado por um médico que faz próteses aos feridos da guerra, e então, o anime se desenrola com o protagonista usando próteses de madeira em todo corpo dilacerado, em uma jornada de vingança para recuperar seus membros e sentidos ao lado do jovem Dororo, um garotinho órfão destemido.  

Por que vale a pena assistir? 

Com esta sinopse parece bem delineado os princípios entre vilão e mocinho, não é? Mas aí é que o anime Dororo se diferencia dos demais. 

Leia também:  Especial | Conheça a origem de Spawn, o Soldado do Inferno

Durante o anime, as percepções de cada personagem mudam a cada novo episódio, fazendo com que o que parecia tão certo e óbvio mude de direção, trazendo novos elementos pra trama que de início parece simples e objetiva, mas muda para uma complexidade maior. 

E essa complexidade não aparece apenas na dupla de protagonistas. A cada episódio, eles viajam para derrotar os youkais (monstros das lendas japonesas) e deparam-se com personagens secundários que possuem camadas em suas histórias que são aprofundadas até certo nível, dando ainda mais veracidade ao universo do anime. 

Além da excelente história e da trama, o anime também é uma obrigação para quem é fã do Japão e sua história, porque além dos monstros das lendas japonesas, a história traz diálogos que remetem aos governos nipônicos de 1960, e principalmente, ao budismo. Além do cenário e visual totalmente voltados ao Japão Feudal. 

Dororo é uma história sobre guerras inacabadas e pessoas corrompidas pelo ego e pelo ódio, onde a podridão humana é facilmente comparada com monstros e demônios sobrenaturais. É um anime que decorre com drama, desconforto e risadas, e nos leva questionamentos profundos quando é assistido com uma certa concentração em determinados aspectos. 

Vale a pena ser conferido por fãs de animes e mangás, e se você ainda não assistiu, esta obra, assim como muitos outros animes, está disponível no Amazon Prime Video, com seus 24 episódios prontos para você.  

Leonardo Vieira
Fã de quadrinhos e cinema, futuro jornalista e amante de robôs gigantes!
%d blogueiros gostam disto: