Dentre os inúmeros mistérios que intrigam a humanidade, a vida fora do planeta se tornou um dos assuntos mais populares, gerando várias teorias da conspiração e discussões que se tornaram acervo para que diretores e roteiristas criassem histórias para filmes que marcaram a cultura pop em várias épocas.

Listamos aqui, cinco filmes clássicos sobre aliens, que mesmo com o passar do tempo, ainda possuem muita qualidade, para fazer os antigos fãs se fascinarem ao rever os longas, e entreter novos fãs para essas obras.

O segredo do Abismo

Em 1989, o renomado James Cameron entrega um longa recheado de suspense intitulado como O Segredo do Abismo, o que veio a ser umas das maiores obras do gênero até então.

Indicado a 3 Óscares e vencedor na categoria de melhores efeitos visuais, o filme conta a história de uma equipe de exploração de petróleo que se vê na missão de tentar resgar o USS Montana, um submarino que afundou misteriosamente com 156 tripulantes. Tudo ocorria bem, quando Bud Brigman (Ed Harris), diz à operação que eles correm perigo e enfrentarão algo totalmente surpreendente.

James Cameron tem um superpoder em criar filmes com histórias que prendem do início ao fim, e neste filme a tensão e o suspense causados à tripulação por enfrentar uma ameaça desconhecida, fortalecem as expectativas do espectador até a conclusão. E com o acréscimo da ótima fotografia e os efeitos visuais, o longa se torna um dos melhores filmes de sci-fi e ação lançados nos anos 80, que tem méritos até hoje para conquistar novos fãs.

Invasores de Corpos

O remake do clássico filme de 1956, lançado em 1978 por Philip Kraufman, Invasores de Corpos, se tornou um marco para os filmes de horror de sua época e foi considerado um dos revolucionários para ficção cientifica na época.

Quando um inspetor do serviço de saúde, Matthew Bennell (Donald Sutherland), e uma colega de trabalho, Elizabeth Driscoll (Brooke Adams), começam a reparar que as pessoas à sua volta estão se comportando de forma bem estranha. Gradativamente descobrem que alienígenas com exatamente a mesma aparência estão tomando os lugares dos humanos, quando estes dormem.  Na medida em que o número de alienígenas aumenta, as réplicas começam a ficar mais ostensivas e Bennell, testemunha de uma tentativa de “troca”, percebe que ele e seus amigos precisam fugir ou sofrerão o mesmo destino. Mas, em quem acreditar?

Mesmo com mais de 40 anos de seu lançamento, o longa continua tendo seus méritos para o sci-fi e terror, pois o suspense e o terror que o filme transmite mantém a expectativa em alta.

O Enigma de Outro Mundo

Estrelado por Kurt Russel e dirigido por John Carpenter, em 1983 chegou as telonas O Enigma de Outro Mundo, um dos melhores filmes de ficção científica já lançados.

No verão de 1982, um time de doze pesquisadores trabalha numa remota estação na Antártica e descobrem um ser alienígena submerso na neve há mais de 100.000 anos. Descongelada, a criatura mutante possui a habilidade de duplicar e se transformar em seu hospedeiro.

O longa possui uma tensão “Lovecraftiana” onde o terror culmina com um gore inimaginável e mantém uma atmosfera claustrofóbica, aonde os personagens enfrentam criaturas que podem se transformar em pessoas de seu grupo, causando o desconforto de não saber o que está enfrentando. Este é sem dúvidas um dos melhores filmes de John Carpenter e vai ficar marcado para sempre na história do sci-fi e do terror.

O Predador

Um dos maiores blockbusters do cinema, dirigido por John McTiernan em 1987, O Predador chegou aos cinemas para fazer frente com um dos maiores burucutus da cultura pop, Arnold Schwarzenneger.

Um grupo de soldados especiais americanos liderados pelo Major Alan “Dutch” Schaefer (Arnold Schwarzenneger) é enviado a uma selva na América Central para resgatar funcionários do governo que estão sendo mantidos reféns por guerrilheiros locais. O que Dutch e seu esquadrão de cascas grossas não esperavam, é que estavam prestes a ser caçados por uma criatura de outro mundo.

Este é sem duvidas um dos melhores filmes de ação de todos os tempos. A história fica mais forte com o decorrer do longa e, cada vez mais que a criatura dá as caras, mais o espectador se prende a trama. E a trilha sonora do virtuoso Alan Silvestre dá um gosto melhor a tensão da caça do predador aos soldados do exército de Dutch.

Este filme deve ser lembrado por muitos anos por todos os fãs de aliens e de filmes de ação.

Alien: O Oitavo Passageiro

Em 1979 o cinema de ficção científica estava no ápice de sua exploração, enquanto o blockbuster dava os seus primeiros passos, foi então que Ridley Scott nos presentou com Alien: O Oitavo Passageiro, o que viria a ser uma das mais conhecidas franquias da cultura pop e colocando seu nome na história do cinema.

Quando uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Os tripulantes resolver investigar o planeta misterioso, então, um dos tripulantes é atacado por um estranho espécime alienígena. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror claustrofóbico, pois a vítima levou um embrião alien para dentro da nave, no meio do espaço aberto.

Mesmo com muitos anos de seu lançamento, o filme ainda possuí méritos incríveis em causar tensão, medo e claustrofobia no espectador. As poucas vezes em que o alienígena aparece, causam ainda mais desconforto, em ver os personagens enfrentarem algo completamente desconhecido e extremamente perigoso.

Alien: O Oitavo Passageiro é hoje um clássico do sci-fi e se tornou em uma excelente franquia para a cultura pop, que expandiu seu universo para livros, quadrinhos, vídeo-games, etc. É sem duvidas o melhor clássico alienígena que temos hoje, que sempre será lembrado por fãs do gênero.

É sabido que muitos clássicos ficaram de fora dessa lista, mas queremos saber, quais outros clássicos sobre Alienígenas que merecem ser lembrados

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente top 5!!! E como sugerido, os outros clássicos q pelo menos eu lembro e gosto:
    Contato, contatos imediatos do terceiro grau, o dia em que a terra parou (anos 50), starman, a invasão, 2010 o ano q faremos contato e 2 trash…criaturas e palhaços assassinos do espaço sideral (esse último é mto trash kkkk), tem mto mais, mas são esses q eu lembro por agora. Vlw

Comentários