Especial | 5 filmes de guerra que você precisa conhecer

Os grandes eventos de guerra marcaram profundamente a história do mundo e da humanidade. O impacto causado por estes eventos, moldaram a forma de pensar e proporcionou a inúmeros artistas, escritores e roteiristas histórias em cima destes acontecimentos.

Neste artigo, abordaremos uma lista com cinco filmes não muito conhecidos, já que o tema “guerra” está presente no cinema há muito tempo, e não são poucos os títulos conhecidos por todo cinéfilo, como Apocalypse Now (1979) de Francis Coppola, ou o recente 1917 (2019) de Sam Mendes, por exemplo.

5. Stalingrado – A Batalha Final (2013)

No auge da Segunda Guerra Mundial, em meio a conhecida e decisiva Batalha Sangrenta, seis soldados amigos enfrentam seus inimigos, vivendo uma história de amor numa luta épica para proteger seu território de forças alemãs.

Dirigido por Fyodor Bondachuk, o filme de produção Russa, aborda um lado mais coerente e emocional da guerra, levantando questionamentos sobre como soldados pensam de formas distintas na hora de atirar em seus inimigos. Este é um filme que vai muito além das ótimas cenas de ação, e cria uma atmosfera bastante dramática e imersiva, fazendo com que este longa valha cada segundo de sua duração.

4. Operação Anthropoid (2018)

Baseado em um dos grandes eventos da Segunda Guerra Mundial, Operação Anthropoid, conta a história real de uma missão que visava matar o terceiro homem mais poderoso do período nazista, o general Hendrych, ele foi o responsável pela solução final das questões judaicas e ocupações nazistas na Tchecoslovaquia, além de ser o protetor do Reich.

Este filme conta com uma super produção envolvendo três países: Reino Unido, República Tcheca e França; e traz um clima de suspense e ação que empolga o telespectador e torna a experiência ainda mais imersiva. Além de contar uma história real de forma esplêndida.

3. A Estrada 47 (2013)

Há quem diga que o cinema brasileiro só tem filmes de comédia “farofa”, mas são inúmeros os títulos nacionais que merecem destaques. Entre esses, o excelente longa Estrada 47 dirigido por Vicente Ferraz, que retrata a história de 4 soldados que se perdem de seu pelotão. Depois de sofrerem um ataque de pânico coletivo, no sopé do Monte Castelo, os soldados Guimarães (Daniel de Oliveira), Tenente (Julio Andrade), Piauí (Francisco Gaspar) e Laurindo (Thogum), conhecem o jornalista Rui (Ivo Canelas), que conta sobre um campo minado ativo e eles acham ser essa a chance de se redimirem da mancada que cometeram por não voltar a frente de batalha, mas muita coisa ainda está por acontecer e a guerra está longe de acabar.

Este é um filme lento, sem muitas cenas de ação, mas que consegue prender o telespectador pelo drama que se desenvolve no decorrer da trama. Além de mostrar um lado mais humano da guerra, onde soldados precisam sobreviver e decidir entre o certo e o errado. Um excelente filme para quem gosta de estudar e imaginar o sentimental de um soldado que lutou durante a Segunda Guerra Mundial.

2. Terra de Minas (2015)

Um grupo de ex combatentes nazistas, recebem a ordem de escavar e remover com as próprias mãos 2 milhões de minas terrestres em “terras inimigas”, ao fim da Segunda Guerra Mundial. Mesmo que alguns deles não tivessem sequer experiência na guerra, foram destinados a missão para compensar sua contribuição com o regime de Adolph Hitler.

Dirigido por Martin Zandvliet, o filme conta com uma história dramática porém muito bem desenvolvida que mostra o lado de soldados “inocentes” que de certa forma são acusados pelos crimes de seus antepassados. O longa entra em discussões profundas sobre o ódio que os dinamarqueses adotaram (com razão) dos alemães, por conta dos horrores da guerra. O diretor usa a “terra de minas” como contexto para criar este encontro, o que faz deste um filme de guerra muito interessante, pois vai além do mesmo e nos entrega uma excelente história de superação e perdão.

1. Batalha por Sevastopol (2015)

Baseado na história real de Lyudmila Pavlichenko, uma franco-atiradora soviética que lutou durante a Segunda Guerra Mundial. Lyudmila ficou conhecida com Lady Death, por ter matado 309 soldados alemães, sendo até hoje considerada a tirada feminina mais bem sucedida na história. Lyudmila foi uma das pessoas responsáveis por mudar o rumo da história mundial.

Esse é um daqueles filmes que passam despercebidos do público por não ser uma produção hollywoodiana. O longa de Sergeiy Mokristkiy, conta uma empolgante e linda história de superação de uma das “personagens” mais incríveis que atuaram durante a Segunda Guerra Mundial.

O filme conta com uma fotografia de ponta, além de uma trama que empolga do inicio ao fim por conta de seus diálogos muito bem colocados e suas cenas de ação muito bem feitas. Um outro ponto importante deste filme, é que tira um pouco do protagonismo americano no combate à tropas nazistas que ficou muito popularizado por conta das produções de Hollywood.

E aí, conhece alguns destes filmes citados? Qual outro filme não pode ficar de fora de listas como essa? Conte pra gente nos comentários.

Leonardo Vieira
Fã de quadrinhos e cinema, futuro jornalista e amante de robôs gigantes!
ajax-loader