Especial | A história por trás de ‘Grand Theft Auto: San Andreas’

Grand Theft Auto San Andreas é, de fato, um dos jogos mais populares, importantes e lucrativos da indústria dos games. Até hoje sua influência pode ser sentida, nos diversos lançamentos que este mundo nos proporciona. Desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games, foi inicialmente lançado para Playstation 2 em 26 de outubro de 2004 e, posteriormente, para Xbox, PC e etc. San Andreas triplicou o sucesso que a Rockstar havia obtido com Vice City, em 2002, se distanciando do mundo do tráfico de drogas dos anos 80, indo para o mundo dos Gangsters de rua de Los Angeles, dos anos 90. No mundo de GTA, Los Angeles é rebatizada de Los Santos, no estado de San Andreas.

Toda a temática gangster, drogas e batalhas por territórios, influenciou o estouro enorme do jogo que rendeu a venda de milhões de cópias pelo mundo. Com um estado enorme para ser explorado, muitos veículos, armas e o senso de liberdade, quase infinito, que a Rockstar proporciona aos jogadores. Além disso, a Rockstar conduziu uma grande pesquisa para desenvolver o jogo, baseado-se em muitos fatos históricos dos anos 90.

Hoje você será apresentado oficialmente a infame história por trás de GTA San Andreas.

Rixa Bloods X Crips

Muito da inspiração do jogo, veio das gangues rivais dos USA.

A história gira em torno de Carl Johnson (CJ) e a sua gangue Grove Street Famillies, que já foi uma das gangues mais poderosas da cidade, mas perdeu força para a gangue rival, os Ballas. CJ tenta recuperar sua honra, ajudando sua antiga gangue a se reerguer, ao lado de seu irmão Sweet e seus amigos Ryder e Big Smoke. Toda essa trama é inspirada em uma rixa real, entre duas das maiores gangues dos Estados Unidos, os Bloods e os Crips. Se você é ligado no mundo do rap, provavelmente conhece alguns rappers famosos ligados á essas gangues, como Tupac Shakur e Snoop Doog.

Em meados dos anos 80 os Crips, uma pequena gangue de rua de Los Angeles, começaram um processo de expansão por todo o país. Isso ameaçou os territórios de gangues menores, que se uniram para conter o avanço Crip, posteriormente se tornando uma única gangue, os Bloods. As duas gangues tiveram tensos confrontos nas décadas seguintes, com mortes e tiroteios frequentes nas ruas de Los Angeles e Nova Iorque, motivados por conquista de território. No jogo é clara a menção a esses acontecimentos. Os Ballas são uma gangue muito maior, que domina as ruas e se aproveita das drogas para enfraquecer os gangsters da Grove, uma gangue fraca que perdeu quase todos seus territórios para os Ballas. Mas essa não é a única menção histórica do jogo.

Gangsta rap

O estilo musical, Gangsta Rap, deu início a toda Era Gangster.

A palavra Gangsta Rap se refere a um estilo musical popularizado em bairros de baixa renda de Los Angeles, principalmente os bairros afro-americanos. Essas pessoas encontraram no rap uma oportunidade para mudarem de vida, espalhando a palavra das gangues, das quais faziam parte na época, Bloods e Crips. As letras eram, geralmente, sobre crime, corrupção e abandono das prefeituras para com estas pessoas. De certa forma, o Gangsta Rap era uma forma de demonstrarem o quanto eram perigosas ao mesmo tempo que um desabafo sobre a vida de constantes perigos que levavam.

Essa realidade é retratada no filme Juice ou Uma Questão de Respeito (1992), onde um grupo de jovens tenta participar de um concurso de rap, enquanto tem de lidar com uma vida perigosa no “gueto” (palavra que se refere á bairros pobres dos USA). Na época do filme, estrelado por Tupac Shakur, muitos rappers declaravam publicamente suas relações com gangues de rua, chegando a gravar vídeo clipes com integrantes das gangues. Muitos desses rappers ficaram conhecidos por essas atitudes, como Eazy-e e Notorious Big.

GTA San Andreas relata fielmente essa ligação, já que os personagens Madd Dog e OG Loc, tem envolvimento íntimo com gangues do jogo.

Os distúrbios de Los Angeles, 1992

Os distúrbios de Los Angeles foram uma série de atentados, ataques, roubos e assassinatos ocorridos entre 29 de abril de 1992 e 4 de maio de 1992, que resultou em mais de 60 mortos, e 2.000 feridos.

Um taxista bêbado dirigiu pela rodovia de Los Angeles, perseguido pela polícia, inclusive com o uso de helicópteros.

O homem, afro americano, chamado Rodney King desceu do carro e teve alguns convulsões estranhas. Estava tão bêbado que xingou os policiais que o abordaram. Em uma reação desastrosa, quatro policiais espancaram Rodney, que resultou em vários ossos quebrados. Toda a ação foi gravada. O juri do tribunal de Los Angeles declarou os policiais inocentes, gerando grande revolta e comoção pública. Durante os seis dias posteriores, um caos surgiu na cidade, promovendo o levante grande da questão racial, na época. Os distúrbios foram retratados fielmente em San Andreas, representado pela absolvição de um policial corrupto do jogo, Oficial Tepenny.

O grande vilão do jogo, Oficial Tenpenny, é dublado por Samuel L Jackson.

Os distúrbios também levantaram a questão sobre a corrupção no Departamento de Polícia de Los Angeles, que na época, era extremamente corrupta. Espancando, matando e traficando drogas em bairros pobres, alguns oficiais tinham até envolvimento com as gangues dos guetos. No jogo, toda essa corrupção da polícia é encarnada na C.R.A.S.H, uma divisão especial da polícia, que deveria evitar que as gangues de rua entrassem em confronto, mas acabam por se aproveitar delas para ganhar dinheiro do crime.

Um grande jogo

De fato, depois de todos os anos de sua estreia, GTA San Andreas continua um jogo incrível. Sua temática e história, personagens cativantes, e uma liberdade imensa. Rádios memoráveis, uma variedade impressionante de vegetação e todas as inspirações tratadas nesse artigo, fazem de San Andreas o jogo mais genial já feito pela Rockstar. Este jogo promete continuar cativando muitos jogadores nas gerações seguintes.

GTA San Andreas pode ser comprado na versão PC na Steam, e para sistemas mobiles na Play Store.

Digiqole ad

Cauã Cardoso

Nerd, leitor de quadrinhos e escritor amador !

Artigos relacionados

2 Comments

  • Muito bom artigo, bem estruturado e informaivo.

    • Obrigado !! Me incentiva muito.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: