Especial dia da Mulher | 5 filmes de ação protagonizados por mulheres que você precisa conhecer

Se engana quem ainda acredita que filmes de ação são apenas protagonizados por homens “brucutus”, como há bastante tempo é dito por parte dos fãs dos gêneros. Filmes protagonizados por mulheres, como os clássicos Alien – O Oitavo Passageiro (1977) e Exterminador do Futuro 2 – Dia do Julgamento (1991), têm, a algum tempo, ganhado espaço entre as maiores bilheterias. Já entre os atuais estão Jogos Vorazes – Em chamas (2013) e Salt – A toda Prova (2010).

Para homenagear todas as mulheres, especialmente neste dia Internacional da Mulher, listamos um top 5 de filmes de ação, protagonizados por mulheres, que dão uma aula de “tiro, porrada e bomba”, deixando muitos brucutus no chinelo.

5 – Nikita – Criada Para Matar (1990)

Dirigido por Luc Benson (O Quinto Elemento), conta a história de Nikita (Anne Parillaud) uma jovem recrutada para trabalhar como assassina, para o serviço de inteligência francês, logo após ser presa por matar um policial.

Considerado um dos melhores trabalho de Benson, conta uma história de ação, suspense e com um pouco de romance, entregando um dos melhores filmes do gênero em seu ano de lançamento.

4 – Atômica (2017)

David Leitch (John Wick) é famoso por ótimos trabalhos com filmes de ação e em Atômica – Atomic Blonde, no título original – não foi diferente.

O filme se passa durante a Guerra Fria e mostra Lorraine Broughton (Charlize Theron), uma agente disfarçada do MI6, enviada a Berlim para investigar o assassinato de um oficial e recuperar uma lista perdida de agentes duplos. Ao lado de David Percival (James McAvoy), chefe da localidade, a assassina brutal usará todas as suas habilidades nesse confronto de espiões.

Este é, sem duvida, um dos melhores e mais bem feitos filmes de ação da última década que, além de uma ótima protagonista, tem coreografias de lutas de tirar o fôlego e excelente fotografia, fazendo com que Atômica valha a pena ser assistido, por cada segundo de duração.

3 – Kill Bill Vol.1 e Vol.2 (2004)

Referência aos filmes de Gordon Liu, Sonny Chiba e ao lendário Bruce Lee, é uma das maiores homenagens do cinema de Hollywood ao cinema oriental, além de uma das melhores obras de Tarantino. Contudo, será sempre lembrado por sua protagonista Beatrix Kiddo (Uma Thurman).

Na trama Beatrix Kiddo é uma assassina profissional que quase foi morta por seu ex-companheiro. Com sede de vingança a mulher vai caçando-os seus inimigos um a um, até que finalmente mate Bill, seu ex-chefe e namorado.

2 –Tomb Raider – A Origem (2018)

Lara Croft (Aliia Vikander) decide deixar sua vida pra trás ao embarcar em uma missão perigosas numa ilha japonesa, em busca de seu pai desaparecido.

O filme é uma nova adaptação de uma das mais populares franquias dos games e traz uma das mais incríveis protagonistas femininas de todos os tempos: Lara Croft. Ela, que é um dos maiores símbolos de personagens fortes, não podia ficar de fora dessa lista mesmo que o filme tenha deixado um pouco a desejar. Vale lembrar, principalmente, para quem curte filmes de ação e sobrevivência.

1 – Aliens: O Resgate (1986)

Nesta lista, alguns filmes infelizmente ficarão de fora. Porém não poderíamos deixar de citar a heroína da infância de muitos, e a prova de que não precisa ser “bombada” ou sex symbol para se tornar uma dos maiores ícones de filmes de ação de todos os tempos.

A série Alien de Ridley Scott, conquistou o mundo cinematográfico com sua protagonista Ripley (Sigourney Weaver). Diferente dos soldados preparados para a ação Ripley era uma mulher comum, com senso de heroína, que sabia diferenciar o certo e o errado.

Depois de um sono de cinquenta e sete anos Ellen Ripley, a única sobrevivente da tragédia espacial (eventos que ocorrem no filme anterior), descobre que o planeta, onde tudo ocorreu com sua nave, foi colonizado por humanos. Inicialmente relutante, ela aceita retornar para enfrentar seu pior pesadelo e tentar salvar as setenta famílias que lá habitam.

Este filme continua sendo empolgante e, mesmo após anos de seu lançamento, vale a pena ser assistido por todos os fãs dos gêneros ação, ficção científica e aventura. Vale ressaltar que Alien traz uma das mulheres mais fortes da história do cinema.

Menções Honrosas

Além da lista algumas menções devem ser feitas como as super heroínas da Marvel e DC, Capitã Marvel (2019), interpretada por Brie Larson que conseguiu atingir a marca de 1Bi de bilheteria, e Mulher Maravilha (2016), que traz Gal Gadot para o papel da mais icônica super heroína de todos os tempos além de trazer Jenkins como a primeira mulher a dirigir um filme de herói com protagonista feminina… Não podia estar de fora desse post, certo?

Aproveitando as menções, não podemos deixar de citar algumas personagens marcantes na cultura pop como a Princesa/General Léia Organa (Carrie Fisher) na saga Star Wars (1977 – 2019), a Furiosa (Charlize Theron) em Mad Max – Estrada da Fúria (2015), Viúva Negra (Scarlett Johanson) na saga dos Vingadores do Universo Cinematográfico da Marvel, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) em Jogos Vorazes, Sarah Connor (Linda Hamilton, Emilia Clark e Lena Headey), na saga Terminator, entre outras personagens fantásticas que fazem parte da história do cinema e mostram que todos devíamos Lutar como uma Mulher.

Conte para nós quais filmes protagonizados por mulheres devem ser lembrados, e quais suas personagens femininas favoritas?

Leonardo Vieira

Fã de quadrinhos e cinema, futuro jornalista e amante de robôs gigantes!

Artigos relacionados

Comentários