Especial | Explorando as Criações de J.R.R. Tolkien

Há diversas obras hoje em dia que retratam criaturas como elfos, orcs e halflings (ou como são conhecidos: hobbits). Cada uma dessas criaturas tiveram origem no universo de John Ronald Reuel Tolkien, ou como todos o chamam: J.R.R. Tolkien.

Estudando incessantemente sintaxes de línguas como latim e anglo-saxônica, Tolkien foi capaz de criar sua própria linguagem, dando origem à suas obras como O Senhor dos Anéis e O Hobbit, que são as mais populares.

O objetivo deste artigo é abordar algumas das criações de Tolkien mais encontradas em diversas mídias, seja filmes, séries, livros, entre outras. Vamos começar!

Elfos

Best 33+ Galadriel Wallpaper on HipWallpaper | Galadriel Lord of ...
Galadriel de O Senhor dos Anéis | Imagem tirada de HipWallpaper

Tendo que ser atribuído a estas criaturas a fama de maior parte das mídias, os elfos são seres imortais, que sofrem diversas mudanças dependendo do autor que escreveu sobre elas. No contexto de Tolkien, os elfos têm milhares de anos normalmente, são imortais no sentido de longevidade, mas que podem sim morrer se atingidos fisicamente, dependendo do dano. O exemplo seria a morte de Thranduil, pai de Legolas, na segunda parte de O Senhor dos Anéis. Contudo em diversas outras histórias tudo muda, como no universo de Harry Potter em que eles às vezes são tratados até como escravos ou de The Witcher que eles acabam sendo obrigados a lutar pela própria sobrevivência de um jeito não pacifista.

Hobbits

Seres da mitologia que realmente existiram: Hobbits #4 | Minilua

Os hobbits – ou halflings, como às vezes são chamados, são criaturas capazes de permancer nas sombras por eras e não serem vistas, mesmo que por elfos, que são criaturas que têm os sentidos muito aguçados. Os hobbits têm em média 60cm – 1.20cm e são amantes de agricultura e especiarias, tais como ervas para fumo. Para a maioria dos hobbits sair para uma aventura é algo fora da realidade, pois eles preferem ter uma vida calma cheia de festa, música, e vários companheiros à sua volta. As suas famílias são separadas por escalão, algumas são mais importantes que outras na hierarquia.

Ents

ent - Google Search | Tolkien, O hobbit, Escultura árvore
Imagem retirada de Pinterest.

Apesar de não serem criaturas muito citadas, são às vezes abordadas com outros nomes. Os ents são defensores da floresta, pastores. A história diz que os elfos os ensinaram a falar élfico, como uma forma de alfabetizá-los.

A palavra Ent significa gigante, sua origem sendo anglo-saxônica (inglês mais antigo), que Tolkien extraiu dos poemas anglo-saxônicos A Ruína e Maxims II que descreve a ruína de Roma.

Anões

HD wallpaper: adventure, dwarf, fantasy, fellowship, lord, lotr ...
Gimli em O Senhor dos Anéis | Imagem retirada de Wallpaper Flare.

Os anões na obra de Tolkien são, em grande parte, guerreiros ou mineradores, destacam-se até mais que os elfos algumas vezes. No universo criado por Tolkien, eles são abordados de uma maneira diferente do que dos outros, pois eles são vistos como seres cheios de honra, de espírito forte, apesar de serem gananciosos.

Embora muitas dessa criaturas parecem ter tido origem de muitas outras mitologias, Tolkien as ressignificou e mudou todo o perfil e estrutura de sua existência, por isso são consideradas sua criação, por ter feito algo singular com cada uma delas.

Barbarella
Nerd, futura engenheira de software. Apaixonada por livros, filmes e séries; atrofísica, história, ficção científica e várias outras coisas. Eu busco melhorar o mundo. Escrever é meu mundo.
ajax-loader