Especial | O Legado de Tolkien

Tolkien (2019) Fox Searchlights Pictures.
Tolkien (2019) Fox Searchlights Pictures.

Muitos conhecem o legado que Tolkien deixou para trás, mesmo que superficialmente. Algo grandioso e extraordinário; maior do que ele mesmo, com várias outras culturas e línguas únicas. Tudo que ele criou foi baseado no mundo que vemos, na natureza… tudo que normalmente seria considerado ordinário ao olho nu, mas para alguém inspirado este mundo muda.

O artigo será para abordar os elementos criados por ele, mais do que sua influência e as histórias criadas por ele. Já que há outros artigos no site abordando estes assuntos.

A história de J. R. R. Tolkien é um tanto original, embora compartilhe alguns detalhes com algumas em que o autor começa um estudo desde a infância e tem um perfil mais introspectivo e criativo. Era um amigo intimo de C.S. Lewis, outro escritor conhecido por As Crônicas de Nárnia, que também revolucionou grande parte da literatura.

Início de Tolkien na Escrita

Tolkien's Writings To Understand His Rules Of Life
Tolkien Library

Ele jamais pensou — é o que se diz ao menos—, em criar a Terra-Média que gerou tanto sucesso. Tolkien começou escrevendo histórias quando estava na Primeira Guerra Mundial, baseando-se na Inglaterra e querendo criar mitologias sobre ela. Seu propósito era explicar o que originou o mundo moderno, explicações que ainda não tínhamos. Seu propósito era criar uma linguagem única e encorpada que não fosse baseada no Francês, como usualmente as línguas modernas se originaram.

Ele escreveu poemas, nenhum deles situado na Inglaterra, mas ele não finalizou nenhum. Porém, ele escreveu uma história curta baseada nestes poemas, esta história foi o início de O Silmarillion. Apesar de ainda não ser o início da Terra-Média.

A Terra-Média foi criada baseada na criatividade de Tolkien, criando paisagens fictícias, como bem também, personagens. Tudo isso descrito através da inteligência, perfeccionismo e criatividade de Tolkien. Tudo isso transformado, pela ideia inicial de Tolkien em criar uma mitologia sobre a Inglaterra e seu principio, também como a Terra que vivemos, originou-se então a Terra-Média.

Sua vida pessoal e acadêmica

Tolkien': A Dull Biopic That Panders To Peter Jackson Fans But Fails In  Capturing The Magic Behind Middle Earth's Creation [Review]
Tolkien (2019) by Fox Searchlight Pictures.

J.R.R. Tolkien (1892-1973) foi criado na Inglaterra, estudou em Exeter College, enquanto lecionava na Universidade de Oxford. O que pouco se sabe é que na verdade ele nasceu no Sul da África, em Bloemfontein. Seu pai morreu de uma febre reumática, foi então que sua mãe levou ele e seu irmão mais novo, Hilary para a Inglaterra.

Sua mãe morreu em 1904, então Tolkien e seus irmãos acabaram ficando sob a tutoria de um pastor Católico. Tolkien se especializou em línguas Anglo-Saxônicas e Germânicas.

Ele participou também da Primeira Guerra Mundial, como foi citado acima. Participou da Batalha do Somme, na qual foi liberado por estar doente. No meio tempo ele se casou em 1916 com Edith Bratt.

Seu legado após a sua morte

Soooo I got some calligraphy pens for Christmas... | Lord of the rings  tattoo, Elvish writing, Elvish tattoo

Após a morte de J.R.R. Tolkien, deixou muito do seu legado para trás, mas também deixou alguns deveres. Deveres dos quais Christopher, seu filho, apossou-se de cuidar. Muitas das palavras do livro de O Senhor dos Anéis eram únicas, o que causou distorção na hora de traduzir, também livros que já haviam sido publicados e Christopher ficou com a função para si, por conta própria acredita-se, de corrigir os erros editoriais causados no legado de seu pai.

Esta é uma parcela da vida pessoal e acadêmica de Tolkien. Não será detalhado nada mais que isso em ordem do artigo não ficar muito extenso, mas há muito mais sobre a vida de Tolkien do que foi escrito neste artigo.

Curiosidades:

  • Aos 4 anos Tolkien já sabia escrever e ler fluentemente;
  • Procrastinação levou Tolkien a escrever O Senhor dos Anéis. É um incentivo!
  • Arwen foi baseada em sua esposa, Edith.

Fontes: Middle-Earth Blog, Wikipedia

Barbarella
Nerd, futura engenheira de software. Apaixonada por livros, filmes e séries; atrofísica, história, ficção científica e várias outras coisas. Eu busco melhorar o mundo. Escrever é meu mundo.
ajax-loader