Especial | Quem é o Cavaleiro da Lua?

Em 2019, o chefão da Marvel, Kevin Feige, anunciou que o personagem Cavaleiro da Lua ganharia uma série em live-action no streaming da Disney, expandido as fronteiras do Universo Cinematográfico da Marvel. O místico personagem não é muito conhecido entre os fãs de super-heróis e possuí uma história incomum com uma origem ainda mais inquietante que pode abalar as coisas no UCM.

Mas afinal, quem é o Cavaleiro da Lua? As vezes comparado ao Batman da DC por ser um vigilante urbano e noturno, é um anti-herói que vive com uma doença mental, um vingador santificado de um Deus antigo e até, às vezes, um assassino frio como pedra. Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre esse interessantíssimo personagem.

Origem

Falar sobre este personagem é um tanto complicado, quando, as vezes, nem ele mesmo se conhece realmente. Mas vamos do início. Nos anos 70 a Marvel distribuiu o clássico de terror Marvel Werewol By Night que trouxe a estreia do Cavaleiro da Lua ao universo da casa de ideias , aqui, Marc Spector era um agente do mal de uma organização secreta que queria capturar Jack Russel, o lobisomem da série. Mas com o decorrer da trama, o anti-herói ajudou Russel a escapar e então, passou a viver suas próprias aventuras desequilibradas combatendo o crime e as forças do mal.

A partir dai o Cavaleiro da Lua começou a aparecer em tiras de alguns quadrinhos existentes na época. Esses quadrinhos foram escritos por Doug Moench — criador do personagem, ao lado de Don Perlin -, mais tarde, o personagem ganhou uma série contínua que se tornou um dos primeiros exemplos de histórias em quadrinhos comercializadas diretamente para lojas especializadas em quadrinhos.

O personagem Marc Spector, é um mercenário contratado para proteger uma escavação arqueológica, durante essa missão, Spector é traído por seu empregador, Raoul Bushman, e deixado para morrer. O plano do patrão, era roubar os tesouros escavados, mas, ao invés de morrer, o protagonista recebe uma segunda chance de vida, junto com superpoderes místicos, pelo antigo Deus Egípcio da lua Khonshu, descrito como Deus da vingança ou justiça. Agora Marc Spector é o Cavaleiro da Lua, e o agente terrestre do Deus Khonshu.

Moon Knight: Conheça o Cavaleiro da Lua, super-herói que vai ganhar série  no Disney+ - Notícias de séries - AdoroCinema

Marc Spector então viaja para os Estados Unidos e usa sua nova fortuna para se estabelecer na cidade, no entanto, ele sofre de um transtorno de identidade que resulta em múltiplas alterações ou identidades que surgem em vários momentos, com diferentes memórias, conhecimentos, habilidades e personalidades. As vezes ele é o investidor milionário Steven Grant, ou o motorista de táxi Jake Lockley, além de usar o manto de Cavaleiro da Lua e o Mr. Knight, que foi uma das encarnações do Cavaleiro.

Embora ele opere dessa forma por anos, movendo-se através do país, de Nova York para sua cidade natal, Chicago, para Los Angeles, as múltiplas identidades de Moon Knight eventualmente o alcançaram, mostrando as primeiras rachaduras na personalidade de Marc Spector e seus primeiros traços de doenças mentais.

Poderes e habilidades

Moon Knight: Série do Cavaleiro da Lua terá showrunner de The Umbrella  Academy - Notícias de séries - AdoroCinema

Como já citado acima, o Cavaleiro da Lua é um personagem instável, é um pouco difícil listar quais os seus poderes e habilidades exatos. Mas há algumas que podemos citar pelo que se sabe por conta dos quadrinhos do anti-herói. Marc Spector já esteve junto ao exército americano e como mercenário, portanto ele é um experiente piloto de avião, além de um excelente detetive, por conta de suas habilidades, conhecimento e noções de como funciona o mundo do crime.

Quando estava no exército e atuando como mercenário, Spector era um aspirante ao boxe, o que desencadeou habilidades expressivas no que se diz a lutas, além de se tornar especialista em outras artes marciais, como Krav Magá, Savate, Karate, Muay Thai, Judô e Kung-Fu, ao que se sabe até então. Outra habilidade que pode ter sido fruto pelo seus anos no exército, é a de manusear armas de fogo.

O Cavaleiro da Lua é também muito resistente a dor e por conta de suas múltiplas personalidades, ele conseguiu desenvolver uma espécie de proteção à poderes psíquicos como telepatia, por exemplo.

Agora vamos falar dos poderes místicos do Cavaleiro da Lua. Por conta do Deus Khonshu, ele possui o poder Lunar, que aumenta seu poder durante a noite, especialmente se estiver iluminado pela luz da lua, durante a lua cheia por exemplo, ele é capaz de levantar um carro sozinho. Além disso, ele também é imortal.

O traje do Cavaleiro da Lua é feito de kevlar, possuí um sistema de rádio que permite que ele se comunique com seus aliados. Mais tarde, ele substituiu o kevlar por Adamantium e adquiriu atiradores de dardos em seus punhos, deixando-o ainda mais mortal. O traje conta com uma capa especial que lhe permite cair de quedas altas sem sofrer dano. Quando está sob domínio de seu pseudônimo Mr Knight, ele usa apenas um terno branco e uma máscara branca, além de armas de fogo com munição pesada.

O que podemos esperar com o Cavaleiro da Lua no UCM?

Com introdução do Cavaleiro da Lua no Universo Cinematográfico da Marvel, uma infinidade de possibilidades começam a surgir para expandir o universo. O personagem pode vir a abrir portas para os cantos mais sobrenaturais da Marvel, abrindo espaço para personagens como Blade, Motoqueiro Fantasma, Mephisto, entre outros.

A série do Cavaleiro da Lua, pode vir no embalo do suposto filme de “terror” Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, trazendo um pouco mais do lado sombrio que o universo Marvel tem, mudando bastante o tom que o UCM propõe desde seu início.

De fato, podemos esperar mais um personagem que se tornará icônico assim como todos os outros que deram as caras no UCM, este ainda mais, por se tratar de uma figura um tanto que complexa, uma vez que o próprio personagem questiona se o que ele é, faz e vive é realmente real, ou trata-se apenas de mais uma alucinação de sua cabeça doentia?

Leonardo Vieira
Fã de quadrinhos e cinema, futuro jornalista e amante de robôs gigantes!