No maravilhoso painel da Marvel Studios, na San Diego Comic Con (SDCC), vários novos títulos foram anunciados para acrescentar ao UCM, como o filme solo da Viúva Negra, a continuação de Doutor Estranho, Thor 4 – Love and Thunder, e até um novo Blade. Além desses e outros títulos o presidente e diretor Kevin Feige anunciou o primeiro herói asiático da “Casa de Ideias” o não muito popular Shang Chi, criado em 1970 quando as artes marciais faziam muito sucesso nos EUA e o mundo tinha como ídolo o lendário Bruce Lee.

Mas quem de fato é esse personagem? Confira com a gente, um pouco sobre o primeiro herói chinês da Marvel Studios.

Origem

Em 1970, no auge das produções com artes marciais, os quadrinistas Steve Englehart e Jim Starlin tentaram adaptar a série de TV Kung Fu para as HQ’s, porém não obtiveram nenhum sucesso. Foi partindo do icônico vilão da literatura inglesa, Fu Machu, que os quadrinistas encontraram sua chance.

Fu Machu, nos quadrinhos originais, era um vilão de ponta, sedento por sangue e capaz de tirar a vida do próprio irmão para obter sucesso em seus planos malignos. Na adaptação da Marvel Comics o vilão oriental tem um filho, Shang Chi, o total oposto de seu pai, com espirito pacifista e o senso de justiça, qualidades essenciais para formar um super-herói.

Shang Chi, quando criança, recebeu treinamento árduo para dominar todas artes marciais e se tornar uma arma viva à serviço de Fu Machu, porém em uma missão descobre as atrocidades cometidas por seu pai e decide se voltar contra ele, tornando-se um herói.

Em 2015 a Marvel perdeu os direitos do personagem Fu Machu, então é possível que nos cinemas o vilão Mandarim, dessa vez sendo interpretado por Tony Leung, assuma a figura paterna do herói.

Habilidades

Shang Chi é um exímio lutador. Além de dominar as artes marciais chinesas e outros tipos de luta é ginasta e acrobata, possuí técnicas de precisão de tiros e também foi treinado para se tornar espião.

Este herói é o que tem o maior controle do Chi, energia que cerca tudo que existe no Universo semelhante a Força de Star Wars. Com isso pode adquirir força, velocidade e precisão, se tornando extremamente habilidoso e capaz de vencer personagens com poderes sobre-humanos. Além disso, também consegue o dominar e controlar seu sistema nervoso, o que o torna mais resistente que seus inimigos.

Equipes

Com o propósito de fortalecer a equipe, os heróis mais poderosos da terra, os Vingadores unem-se a Shang Chi. Após o embate contra os Mutantes em Vingadores vs X-Men, Capitão América convidou o herói para fazer parte da equipe. Shang Chi logo aceitou e, com o apoio de Tony Stark, recebeu novos equipamentos que ampliavam suas habilidades. Sua participação nos Vingadores, que durou muitos anos, culminou no arco das Guerras Secretas, em 2015.

Shang-Chi se tornou membro dos Heróis de Aluguel, logo após a Guerra Civil, onde ajudou a revelar uma operação do mercado negro para implantes de órgãos Skrulls em super-humanos com o objetivo de fornecer habilidade de mudar de forma, como a espécie de Talos. Em um incidente contra a Colmeia, Shang Chi perde o controle sobre si e assassina seu companheiro Zumbido. Abalado deixa a equipe.

O que esperar?

Logotipo do longa divulgado da SDCC | Divulgação/Marvel

Com a contratação do roteirista Dave Callaham, de descendência chinesa e experiente em produções de ação e de super-heróis como Homem Formiga e Mulher Maravilha, pode se esperar mais um longa com proposta de inclusão sem perder a essência de herói, assim como foi um sucesso com Pantera Negra, é possível que um outro sucesso esteja por vir. A direção ficará para Destin Cletton (O Castelo de Vidro) e o ator Simu Liu irá dar vida ao herói nos cinemas.

Comentários