Supaidaman | Conheça a versão japonesa do Homem-Aranha

Um assunto muito discutido hoje nas redes sociais e no mundo nerd é: Qual o melhor Homem-Aranha já feito em live-action? Será o Homem-Aranha de 2002 interpretado pelo ator Tobey Maguire? Ou o Espetacular Homem-Aranha de 2012, dessa vez com o ator Andrew Garfield vivendo o cabeça de teia? Ainda há o mais novo amigão da vizinhança que está inserido no Universo Cinematográfico da Marvel, interpretado pelo Tom Holland. O que é certo, é que todos os três, imortalizaram o personagem nas telonas cada um da sua maneira, mas, o que não é certo, é esquecerem da versão em live-action que veio muito antes desses três: o Supaidaman.

A versão japonesa do herói produzida pela Toei, parcialmente inspirada no cabeça de teia, foi exibido no Tokyo Chanel entre maio de 1978 e março de 1979, em seus gloriosos — e toscos — 41 episódios.

Confira a abertura da série abaixo:

Origem e enredo

Nessa versão do “spidey“, o herói por trás da máscara não é o famoso Peter Parker, como fomos apresentados originalmente ao personagem, e pelas inúmeras releituras e adaptações, aqui, quem usa o manto do cabeça de teia é o jovem motoqueiro Takuya Yamashiro.

Ao ver um OVNI cair na Terra, que na verdade é uma nave espacial chamada “Marveller”, vinda diretamente do planeta “Spider”, o pai de Takuya, o Dr. Hiroshi Yamashiro, decide investigar o caso, mas é morto ao encontrar a nave. Além disso, o OVNI chama atenção do Professor Monster e do grupo de aliens que querem dominar o planeta Terra, o Exército da Cruz de Ferro.

Com a morte do pai, o jovem Takuya passa a investigar a nave Marveller e encontra Garia, o último guerreiro sobrevivente do planeta Spider, o mundo que foi destrúido pelo Professor Monster e o Exército da Cruz de Ferro. Garia explica a Takuya que caçava o Professor Monster para combatê-lo antes que o mesmo destruísse outros planetas, e então, injeta seu próprio sangue em Takuya, dando à ele os poderes de aranha.

Takuya recebe também um bracelete que ativa o traje de aranha, dispara teias e controla a nave Marveller, além de transformar a nave em um robô gigante chamado de Leopardon. E assim, nasce o Supaidaman, destinado a proteger a Terra de todas as ameaças do mal.

Poderes e Habilidades

Diferente das outras versões do herói, o Supaidaman possui uma variada gama de habilidades, como o poder de auto-cura, super audição, poderes psíquicos que lhe proporcionam prever o futuro, visão de raio x, além de ter o sentido aranha mais preciso de todas as versões, pois ele pode identificar a direção em quilômetros e sentido cardeal que algo está localizado. Isso tudo somado a força sobre humana, um corpo altamente maleável e ser um perita em artes marciais, o tornam em uma das versões mais poderosas do herói.

Leia também:  Nova série de ficção científica da HBO Max, Raised by Wolves, ganha novo trailer

Mas se pensa que é só isso, você está errado. O personagem possui vários equipamentos a sua disposição na luta contra o crime. O íncrivel Spider-Bracelet, capaz de armazenar o uniforme de aranha, chamado de Spider Protector, além de lançar teias, emitir ondas ultrassônicas e abrir qualquer tipo de fechaduras com seus poderes magnéticos. O bracelete também permite que o herói convoque seu carro, moto ou a sua nave espacial, e claro, o incrível Leopardon, um robô gigante que o herói chama quando enfrenta criaturas gigantes.

Outras aparições e futuros crossovers

Além da icônica série, o personagem também protagonizou um filme nas telonas japonesas, e embora a tosquisse, o personagem fez um certo sucesso, sendo a principal inspiração para as futuras séries de Super Sentai que vieram nos anos seguintes.

O herói também teve uma versão em mangá, criada por Ryoichi Ikegami, que foram publicadas em diferentes revistas, como a TV Land, Tanoshi Yochien, TV Magazine e Bõken’õ. A versão mangá, se difere um pouco da série, embora o traje e os poderes sejam os mesmos.

Supaidaman e Leopardon apareceram em várias edições do arco Aranhaverso da Marvel Comics, lutando ao lado de outras verões do cabeça de teia do multiverso, e isso fez com que Takuya Yamashiro se tornasse oficialmente um personagem do Universo Marvel e uma das versões mais legais do Homem-Aranha.

E para alegria dos fãs do personagem, foi confirmado em novembro de 2019 pelo Phill Lord, roteirista e produtor da continuação do filme animado do Aranhaverso, que a versão nipônica do herói estará presente no filme, ao lado de Miles Morales e o Homem-Aranha 2099. O filme tem estreia prevista para 2022.

E agora queremos saber, você já conhecia o Magnífico Supaidaman?

Leonardo Vieira
Fã de quadrinhos e cinema, futuro jornalista e amante de robôs gigantes!