As pessoas normalmente ouvem que The Big Bang Theory é uma série para gênios, mas é mesmo? Usualmente um vocabulário rebuscado não significa que alguém é inteligente ou esperto. Nós julgamos pelos personagens ou seus espectadores?

Vocabulário

Muitos pensam, pelo exagero no vocabulário da série, e algumas piadas, que a série em si é para gênios, mas isso não é verdade. Aliás, seus personagens não são tão inteligentes assim, eles têm conhecimento suficiente para pessoas com mestrado/doutorado em sua área e só porque eles terminaram colegial antes do esperado, não significa nada. No Brasil há muitas pessoas brilhantes e mais inteligentes que ainda são negligenciadas pela nossa estrutura da educação, fazendo com que coisas como acontece nesses shows, não aconteça aqui. Pular anos da escola, por exemplo. O ponto de tudo se torna que seu vocabulário e o nível de seu conhecimento é atingível para qualquer um com esforço.

Antissocial

Outro ponto também é que todos parecem não se dar bem em situações que requerem habilidades sociais, mas a maioria das pessoas que querem entrar em boas faculdades, principalmente nos Estados Unidos, tem que saber lidar com essas situações, então seria quase impossível, baseado nos fatos, que alguém como Raj seja um gênio e ao mesmo tempo tenha participado de uma faculdade boa, e então conseguido um trabalho na Caltech. Supondo que ele faça a entrevista, e o processo seletivo? Não haveria nenhuma mulher o entrevistando? Dificilmente ele poderia evitar tal situação e não conseguiria reagir. Quanto aos outros, como o Sheldon, parece apenas não gostar de socializar e isso é entendível.

De qualquer maneira, nem todas as pessoas antissociais são gênios incubados. Embora muitos pensem isso ao assistir a série.

Técnica de Feynman

Outro contraponto ao vocabulário deles é que quando aparece alguém que sabe menos que eles – maioria das vezes não era falta de “talento”, mas situacional que fez com que elas não fossem “gênios” -, então simplesmente não conseguem explicar ou deixam pra lá a ideia toda. Às vezes a pessoa desiste mesmo… o ponto em si se torna que, se eles não conseguem explicar para um leigo, como sabemos que eles mesmos sabem? 

A técnica Feynman consiste em explicar para um leigo, seja criança ou a sua avó de 70 anos, o que é aquilo, para que serve e cada detalhe que possa ser explicado até que o leigo entenda. Veja bem, quando você pensa em computadores, o que vem a sua mente? Como explicaria para um leigo como o computador funciona? Se o leigo não entendeu, continue.

Claro, mostrar isso em uma série de tv parece inconsistente, mas ainda assim gênios conseguiriam ter uma ideia completa e explicar. A regra é clara: não conseguiu explicar, não entendeu bem a ideia. Se enrolou em alguma parte da explicação? Trabalhe nisso para entender melhor.

Confiança

A confiança deles é facilmente abalada em quase qualquer questão levantada, ou seja, eles têm um ego frágil. Não podemos dizer que alguém que sabe tanto quanto eles teria uma confiança de diamante, até porque somos humanos, então faz até sentido, tendo os problemas que eles têm, ter pouca confiança em si mesmos.

Contudo, em certos assuntos, nas suas áreas, eles apresentam alto nível de segurança consigo mesmos, mostrando que eles sabem o que fazem.

Este foi um artigo especulativo, não intencionalmente uma crítica a nenhum dos personagens, espectadores ou a série em si.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Comentários