Há muitos anos, a humanidade aprecia construções antigas e de tamanhos colossais, como templos, castelos, estátuas e catedrais, obras executadas com o auxílio de muitos estudos envolvendo os conhecimentos de engenharia, arquitetura, outras ciências e formas de arte. Com o tempo, passamos a construir prédios cada vez maiores, baseados nas antigas construções. A admiração pelo “colossal” sempre esteve presente na sociedade e, com o avanço tecnológico e inúmeras obras de ficção em livros e filmes, surgiu o amor por robôs, principalmente pelos gigantes.

É comum encontrar gigantes de ferro na ficção principalmente em seriados e filmes japoneses, como Jaspion, Power Rangers, Ultramen, ou em animes como Neon Genesis Evangelion.

Sendo assim, listamos os cinco melhores filmes que envolvem as máquinas gigantes de ferro. Confira!

5 – Gigantes de Aço (2011)

Na quinta posição, mas não por menos qualidade e sim estatura de tamanho, temos o longa dirigido por Shawn Levy (Uma noite no Museu, A chegada e Stranger Things), onde as famosas lutas de ringue, como boxe ou lutas livres em gerais, foram substituídas por Robôs, construídos e controlados remotamente por seres humanos. A história gira em torno de Charlie Kenton (Hugh Jackman), um ex boxeador endividado que ao receber a guarda de seu filho, Max Kenton (Dakota Goyo), encontra um antigo robô que o faz voltar aos ringues de luta, dessa vez controlando o gigante de aço.

Embora não sejam robôs gigantes do tamanho de prédios, os designers dos cabeça de lata nesse filme, são esteticamente incríveis.

4 – Colossal (2017)

Uma comédia e ficção cientifica com Kaiju’s e robôs gigantes não é muito comum, mas é o que apresenta a produção do diretor espanhol Nacho Vigalondo (Crimes Temporais e Extraterrestre), onde Glória (Anne Hathaway) após perder seu emprego e o namorado em Nova Iorque, volta para sua cidade natal, onde descobre que está conectada com um monstro gigante que está atacando a cidade Seul, na Coréia, e, estranhamente, seus movimentos são o que fazem o monstro agir. A grande estrela do filme, o robô gigante é claro, tem um conceito de estética diferente das que já foram apresentadas em outros filmes, trazendo uma admiração para si.

O filme que começa divertido e promissor se perde do meio para o fim mas, aos amantes de robôs gigantes, vale a pena ser conferido.

3 – Transformers(2007)

Baseado na popular franquia da Hasbro, que logo depois se transformou em quadrinhos da Marvel Comics e em uma série de animações, o primeiro e excelente filme da franquia não podia estar de fora desta lista. Dirigido por Michael Bay (Armagedon e Bad Boys) e produzido por Steven Spielberg, o longa apresenta um novo conceito de robôs gigantes alienígenas, que se transformam em automóveis para transitarem pelo planeta. A trama gira em torno de um cubo alienígena, o AllSpark, que tem o poder de reconstruir toda a civilização do planeta Cybertron. Então os Autobots, liderados por Optimus Prime (Peter Cullen), vão até a terra para encontrar o cubo antes que os malignos Decepticons recuperem o cubo e ressuscitem seu tenebroso líder Megatron, que está em um coma criogênico numa base dos Estados Unidos.

Mesmo que a franquia tenha perdido a qualidade no decorrer dos lançamentos, o primeiro filme é uma obra de arte e, com certeza, um dos melhores filmes de robôs gigantes já feitos.

2 – Circulo de Fogo(2013)

Da brilhante mente de Guilherme Del Toro (O Labirinto do Fauno, Hellboy e A Forma da Água), Pacific Rim, ou Circulo de Fogo em português, vimos o melhor filme de pancadaria entre robôs gigantes, chamados de Jaegers (palavra do alemão que significa “caçador”) e controlados por pilotos através de conexão neural identificada como drift, contra os gigantes monstros alienígenas chamados de Kaijus’s.

Na trama, a Terra está sob ataque dos monstros que emergem de um portal interdimensional chamado “a fenda” na parte inferior do Oceano Pacífico. A humanidade se une para construir robôs colossais que detenham os monstros e fechem a fenda.

Este excelente filme, estrelado por Charlie Hunnam, Idris Elba Ron Perlmann, é uma grande obra de ação, recheada de cenas incríveis e de tirar o folego.

1 – O Gigante de Ferro (1999)

O mais antigo dos filmes citados e a única animação da lista, fica com a primeira posição. A emocionante história de Brad Bird (Os Incríveis), onde um robô alienígena gigante (Vin Diesel) aterrissa em uma área rural da pequena cidade de Rockwell, Maine. O robô alienígena é encontrado por um garoto de nove anos, chamado Hogarth (Eli Marienthal), que acaba virando amigo do gigante de ferro. Contudo, um agente do governo tenta destruir o robô a qualquer custo. O garoto então, faz de tudo para manter o seu amigo de lata escondido para  impedir que o agente faça qualquer mal a ele.

Este filme faz grandes referências a clássicos como Superman, e traz uma emocionante conclusão, levando os amantes dos gigantes de ferro ás lágrimas e, por isso, colocando este filme no topo da lista dos melhores filmes de robô gigantes.

E você, concorda com a nossa lista? Conta pra gente quais filmes não poderiam ficar de fora dessa lista.

Comentários