Resenha | Homem-aranha: História De Vida

Todo fã de super-herói já pegou se imaginando como seria se o seu personagem favorito envelhecesse nas histórias. Tal pensamento já levou diversos artistas a reimaginar alguns personagens icônicos nesse cenário, como já vimos Logan em Wolverine: O Velho Logan.

Para celebrar o aniversário de 80 anos da Marvel, Chip Zdarsky e o desenhista Mark Bagley juntam forças para imaginar a vida de Peter Parker, o Homem-Aranha, ao longo de cinco décadas, desde a sua primeira aparição em 1962 até os dias atuais, apresentando novas ideias entrelaçadas aos principais eventos-chave da vida do personagem.

Chip Zdarsky aproveita a oportunidade para explorar a vida de Peter Parker em Homem-aranha: História De Vida, e criar uma história baseada nos principais eventos do Universo Marvel ligados ao personagem, tornando uma experiência de leitura nostálgica para aqueles que acompanham o personagem há muitos anos, e criando um ponto de partida para quem quer conhecer as histórias em quadrinhos do amigão da vizinhança

A arte de Mark Bagley não surpreende visualmente, mas cumpre o papel de ser competente para a história apresentada ao leitor, trazendo um estilo conciso que ajuda a dar mais profundidade no roteiro de Zdarsky. 

A HQ aborda vários eventos, não só da vida do Aranha, mas também do Universo Marvel relacionado aos personagens, como dito anteriormente, por isso esteja preparado, muitos personagens do Marvel podem aparecer repentinamente ao longo da história e te deixar bastante contente, caso seja um ávido leitor de quadrinhos. 

Porém, essa mesma inclusão de diversos personagens da Marvel parece pecar em alguns momentos onde, apesar de ser empolgante vê-los em cena, falha ao se aprofundar melhor em determinados trechos da história para dar um motivo de ter esses personagens presentes no quadro, dando a sensação de serem apenas inseridos para aumentar a expectativa do leitor. Tal erro talvez se deva ao fato da HQ ter sido pensada para abordar o Aranha ao longo de 5 décadas, focando em momentos importantes do personagem enquanto ele envelhece, isso talvez tenha prejudicado a extensão de cada capítulo, impossibilitando esse aprofundamento nos demais personagens que aparecem ao longo da história. 

Esse erro pode prejudicar a apresentação do Universo Marvel para aqueles que nunca leram uma história em quadrinhos da empresa e querem começar por aqui. Porém, Homem-aranha: História De Vida continua sendo uma bonita homenagem ao legado do personagem mais conhecido da Marvel, e proporciona uma leitura prazerosa e nostálgica.

No Brasil, Homem-aranha: História De Vida é publicado pela Panini numa edição de luxo, seguindo o formato de lançamento internacional para celebrar os 80 anos da Marvel. Na Amazon também é possível encontrar a versão física em inglês e eBook deste título.

Homem-aranha: História De Vida

Autor: Chip Zdarsky
Lançamento: 2020
Editora: Panini Comics
Edição:
Comprar eBook/livro
Nota 3.5 de 5
Ygor Castro
Uma das mentes por trás do CN42 e também criador do Megacreative. Geek, apaixonado por cultura pop, fotografia, livros, cinema, séries de TV, astronomia, arqueologia e História.