A semana passada foi bastante agitada na comunidade científica, devido a revelação da primeira imagem de um buraco negro existente no cento da distante galáxia M87, estudado há cerca de 25 anos. A revelação só foi possível com a ajuda das poderosas lentes do telescópio Event Horizon (guardem esse nome) e um algoritmo utilizado para gerar a imagem do buraco negro.

A grande repercussão na internet invadiu as redes sociais em forma mensagens de comemoração, protestos, tweets e claro memes.

 

O algoritmo utilizado foi creditado à Engenheira Katie Bouman, o que de certa forma atribuiu a descoberta da imagem à ela e gerou grande confusão na internet. Entre as mensagens de apoio e as ofensas recebidas, Bouman veio a público, em seu facebook, e se manifestou para fazer justiça a seus colegas “Não foi só um algoritmo ou pessoa que criou essa imagem, ela exigiu o talento incrível de um time de cientistas de todo o globo e anos de trabalho árduo para desenvolver o instrumento, o processamento de dados, os métodos de imagem, e as técnicas de análise que foram necessárias para conseguir esse feito aparentemente impossível.” E ainda acrescentou Foi realmente uma honra, e tenho muita sorte de ter tido a oportunidade de trabalhar com todos vocês”.

Deixando as polêmicas de lado, o ator Sam Neill, que estrelou o filme “O enigma do horizonte” (Event horizon), aproveitou para fazer um tweet irônico sobre a descoberta.

Em seu tweet, Neill diz “Já passei por isso, em alusão ao filme que leva o mesmo nome do telescópio responsável pelas imagens.

Além disso no filme Neill faz parte da tripulação que é enviada para investigar o reaparecimento de uma nave (Event Horizon) que havia sumido em um buraco negro. Esperamos que as coincidências parem por aí.

Os fãs de Chris Cornell também aproveitaram a oportunidade para homenagear o ídolo, falecido há cerca de dois anos, criando uma petição online para que a NASA e os demais envolvidos na descoberta do buraco negro batizem, o mesmo, com o nome do cantor.

O texto da petição cita o ex-vocalista das bandas Soundgarden e Audioslave como a voz de uma geração e umas das figuras mais amadas da música, além da autoria música “Black hole Sun” que, segundo os criadores da petição, seria a música mais memorável dos anos 90. A petição termina dizendo que essa seria uma maneira incrível e surreal de homenageá-lo.