O Cinema e As Cidades | Série de TV revisita quatro décadas de Porto Alegre por meio de 20 filmes locais

A série O Cinema e As Cidades revisita quatro décadas de Porto Alegre, através de 20 produções locais que variam entre longa-metragens, curtas e documentários. Serão quatro episódios que chegarão semanalmente a partir do dia 4 de junho, em rede nacional no canal de TV por assinatura Prime Box Brazil.

O seriado contará histórias diferentes no decorrer dos seus episódios, revisitando a capital gaúcha em cada produção que, além de formatos diferentes, terão gêneros distintos. No primeiro episódio, revisitará o movimento de um novo cinema urbano que surgiu em Porto Alegre nos anos 80, com a descoberta do Super-8 no formato de ficção. Já o segundo episódio, retratará o distanciamento social por muros e grades.

O cinema fantástico, com criaturas e lendas mágicas, chega ao terceiro episódio, com a animação Reino Azul (1989), de Otto Guerra. O cinema de gênero, como ficção-científica e terror, sempre estiveram presentes nas produções gaúchas, revelando um lado mais sombrio da capital. Já o quarto e último episódio da série, explorará temas mais urgentes como a diversidade de gênero, racismo, a ocupação de lugares públicos e as manifestações sociais.

A série tem financiamento do Edital Pró-cultura RS FAC de Produção Audiovisual, realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul/SEDAC, em parceria com a Ancine, através do Fundo Setorial do Audiovisual.

A direção da série será do roteirista, produtor e diretor Eduardo Wannmacher e produzido por Frederico Mendina.

Leonardo Vieira
Fã de quadrinhos e cinema, futuro jornalista e amante de robôs gigantes!