Ahsoka Tano pode “salvar” o universo de Star Wars; entenda

Star Wars é uma das maiores franquias de todos os tempos da cultura pop, em geral. A saga da galáxia muito, muito distante, conquistou o cinema, os livros, quadrinhos, games e televisão com obras diversificadas que abordam variadas histórias.

No entanto, a última trilogia cinematográfica deixou os fãs divididos, causando até o afastamento de alguns da saga. Todavia, as séries do Disney Plus pareceram trazer de volta a nostalgia e a força que a saga possui, dando a esperança de um futuro rico para Star Wars. Mas apagar o que já foi feito é algo inviável, o que entristece alguns fãs.

Contudo, para a alegria de alguns (e desespero de outros), existe uma personagem que pode trazer o “equilíbrio entre os fãs”.

Ahsoka Tano, pode ser a personagem capaz de unir os fãs da saga em uma história que, talvez, deixe de lado a nova trilogia, sem retirá-la completamente do cânone. Assim, não entristecendo aqueles que gostaram dos filmes e dos personagens. Como isso poderia acontecer? Explicamos para você. Confira a seguir!

Os caminhos da Força e as virtudes de uma Jedi

© Disney Plus/Divulgação

No universo de Star Wars, os mistérios da Força e os caminhos Jedi foram pilares importantes para a construção da obra, em geral. No entanto, quando conhecemos melhor a Ordem Jedi, no decorrer dos prequels e em Clone Wars, percebemos que os guardiões da paz acabaram indo para outro caminho. Durante as Guerras Clônicas, ficou evidente que a Ordem era falha e que há muito estava deixando de ser o que deveria ser.

Isso muda com a chegada de Luke Skywalker na trilogia clássica, que luta pelo que é certo, buscando a paz e a liberdade. Mas mesmo isso se perde com a trilogia sequel, onde vemos um Luke desacreditado sobre ser um Jedi. Porém, os caminhos dos Jedi sobreviveram com alguns personagens, como Obi Wan Kenobi, Caleb Dume/Kanan Jarrus e Ahsoka Tano.

Embora Ahsoka tenha afirmado, em uma luta com Darth Vader, não ser uma Jedi, toda a conduta e as características da personagem contestam isso. Ahsoka é exemplo do que os Jedi deveriam ser: ela é uma verdadeira guardiã da Paz que luta e protege os oprimidos na galáxia sem nunca deixar se levar pelo ódio, ganância ou tristeza.

Além disso, a conexão que a personagem tem com a Força é algo verdadeiramente profundo e bonito, trazendo um pouco do lado místico que a saga criou em volta dos Jedi, um dos pontos-chave que tornaram a saga o que é. Ahsoka é uma personagem que tem, em suas características, pontos importantes da saga. Além de ser uma usuária da Força que atuou na Ordem Jedi, ela também é uma rebelde.

Mundo Entre Mundos

© Divulgado no Disney Investor Day

A série solo de Ahsoka já está confirmada para 2022, após a personagem dar as caras em Mandalorian, onde disse estar à procura do Grande Almirante Thrawn, que está sumido com o jovem rebelde e Jedi, Ezra Bridgel. Tal como vimos no final da temporada de Rebels.

Sabendo disso, podemos acreditar que a série de Ahsoka Tano pode trazer um conceito, que vimos na série animada, chamado Mundo Entre Mundos, onde, talvez, a personagem possa mudar a linha temporal para uma nova história.

No episódio 11 da última temporada de Rebels, Ezra salva Ahsoka através do Mundo Entre Mundos. Caso você ainda não saiba o que significa isso, é uma dimensão mística da Força que existe entre o Espaço-Tempo, que acaba ligando os momentos canônicos da história da saga Star Wars. Estes motivos tornam ainda mais relevante a possibilidade de termos esse conceito na série; o pôster faz referências diretas ao conceito do Mundo Entre Mundos.

Com o sucesso de The Mandalorian e recepção negativa da nova trilogia, esta seria uma grande oportunidade para criar uma nova linha do tempo, com novas histórias situadas após Retorno de Jedi, que agrade aos fãs antigos da saga, sem desvalorizar os novos personagens tão amados por todos.

Ahsoka Tano é a personagem ideal para fazer trazer esse equilíbrio entre os fãs, ainda mais sob os cuidados de Davi Filoni, que ainda não cometeu grandes deslizes no universo de Star Wars. Se isso realmente vai acontecer, só saberemos depois que a série for lançada.

E aí, o que você espera ver na série de Ahsoka Tano? Conta pra nós.

Leonardo Vieira
Fã de quadrinhos e cinema, futuro jornalista e amante de robôs gigantes!