Especial | Entenda o universo de Karatê Kid e Cobra Kai

O recente sucesso do Youtube, e eventualmente da Netflix, Cobra Kai conseguiu a façanha de trazer o grande sucesso adolescente dos anos oitenta, Karatê Kid, de volta ao público insaciável da nova geração. Este drama de ação se tornou um dos maiores clássicos do cinema fazendo milhões de dólares, na época, e sendo um grande sucesso que rendeu mais três sequências.

Com Cobra Kai podemos descobrir o que aconteceu com Daniel Larusso e Johnny Lawrence. Desta vez mostrando que a história tem dois lados. Esse artigo trata sobre um pouco da história do universo de Karatê Kid, seu impacto na cultura pop e o caminho percorrido até a atual série.

Karatê Kid (1984)

Lançado em 1984, com o roteiro de Robert Mark Kamen e direção de John G. Avildsen, Karatê Kid focava na história de Daniel Larusso, um rapaz que mudou com sua mãe de Nova Jersey para Los Angeles, e logo se envolveu com Ali, uma bela garota da região.

O ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence, é um aluno do Dojo de Karatê Cobra Kai um dojo em que os alunos são ensinados a não terem piedade, e a usarem suas artes para reputação própria —, que passa a ameaçar e perseguir Daniel. Salvo de um espancamento por Johnny e seus amigos pelo Sr.Miyagi, o zelador do prédio onde Daniel mora, Miyagi decide treinar Daniel nas artes do Karatê para se defender. Ao longo dos acontecimentos, Daniel participa e vence o campeonato All Valley, derrotando os alunos Cobra Kai — Lembrando que o embate final acontece entre Daniel e Johnny.

Usando o icônico golpe da garça, Daniel derrota Johnny, vence o campeonato e continua seu romance com Ali.

O filme foi sucesso de bilheterias, recebendo notas positivas da crítica, levando a uma sequência.

Karatê Kid 2 (1986)

Com os mesmos diretor e roteirista do filme anterior, Karatê Kid 2 explora as raízes do Karatê do Sr. Miyagi, sua origem e passado em sua cidade natal Okinawa, no Japão. Ao descobrir que seu pai e professor está muito doente, Sr. Miyagi volta a sua cidade natal com Daniel. Lá encontram o seu ex-melhor amigo e aluno do pai de Miyagi, Sato. Aparentemente os dois tinham uma rixa por causa de Yukie, amor da vida de Miyagi que foi prometida a Sato. Isso levou Miyagi a abandonar Okinawa e seu ódio.

Obviamente Sato tem um aluno chamado Chozen. E para acabar com a rixa, Miyagi vai treinar Daniel para enfrentar Chozen e derrota-lo, ensinando-ilhe a arte de desviar de golpes em combate, que consiste em manter a calma e a paz durante um confronto. No fim Miyagi e Sato fazem as pazes, e Daniel derrota Chozen de uma vez por todas. Também conquistando o coração da Kumiko, outra garota que Daniel conheceu lá.

Apesar de ter uma bilheteria menor que seu antecessor. Karatê Kid 2 foi um sucesso, e teve até uma indicação ao Oscar por sua canção original Glory of Love.

Karatê Kid 3 (1989) – A despedida desonrosa…

Com os mesmos diretores, produtores e roteiristas do filme anterior. Karatê Kid 3 – O desafio final, era a última parte da trilogia original de Karatê Kid. Se passando logo após o fim de Karatê Kid 2, Daniel e Miyagi voltavam para Los Angeles, só para descobrirem que o antigo Sensei do Cobra Kai, John Kreese se juntou com Terry Silver, um homem de negócios bem sucedido que financiou o Cobra Kai. Terry está fundando vários Dojos do Cobra Kai por Los Angeles, na esperança de recuperar sua glória.

Daniel agora precisa enfrentar essa ameaça sozinho, já que o Sr. Miyagi não tem interesse em ajuda-lo. Não precisamos nem dizer que no fim ele aceita treinar Daniel, e a derrotar Barnes, mantendo seu título no Campeonato All Valley.

Diferente de seus filmes anteriores. Karatê Kid 3 teve uma bilheteria muito baixa, e foi massacrado pela crítica, as principais críticas diziam que o roteiro era puxado e fraco, não sendo criativo ou divertido como Karatê Kid 2, por exemplo, que expandia a história do primeiro filme. Além disso podia-se perceber o cansaço de Ralph Macchio no papel de Daniel Larusso. Após este filme, Karatê Kid ficou na geladeira, e deveria ter ficado assim… porém…

Karatê Kid 4 (1994) – O novo fracasso

Por alguma razão a Columbia Pictures achou que fosse uma boa ideia trazer Karatê Kid para uma nova sequência. Sem Daniel Larusso, Karatê Kid 4 – A nova aventura foi uma experiência tortuosa para os fãs da saga.

Miyagi viaja para Boston para o funeral de um grande amigo, que lutou na guerra com ele, lá ele conhece a viúva de seu amigo, que tem uma neta chamada Julie. Os pais de Julie morreram recentemente e isso fez ela se tornar uma jovem problemática. Miyagi decide cuidar de Julie enquanto sua vó viaja para Los Angeles, e ensiná-la a arte do Karatê, para enfrentar um grupo de monitores violentos de sua escola.

Este filme foi um completo fracasso de bilheteria e crítica. Sendo até mais massacrado que seu antecessor, muitas das críticas estavam no roteiro bagunçado, nos vilões sem graça, e na falta de amor pela saga, que apesar de todos seus erros, Karatê Kid 3 tinha. Isso foi o fim da franquia por um bom tempo.

The Karate Kid (2010) – Um reboot digno?

Em 2010 era lançado o reboot de Karatê Kid, com a direção de Herald Zwart e com o roteiro de Robert Mark Kamen, estrelando Jaden Smith e Jackie Chan. O filme tinha a mesma premissa do clássico, o jovem Dre Parker e sua mãe se mudavam de Detroit para Pequim na China, chegando lá ele se aproxima de Mei Yang uma garota que ele conheceu em um parque próximo. E então o amigo dela Cheng, aluno de Kung Fu com um sensei maligno, começa a fazer bullying com Dre para ele ficar longe de Mei. Diante dessa situação, o zelador do prédio onde ele mora, Sr.Han decide treinar Dre para ele derrotar Cheng no campeonato anual de Kung Fu.

O filme foi um sucesso de bilheterias, apesar de não arrecadar o esperado, e recebeu críticas mistas do público, dividindo os fãs do clássico, porém conquistando uma nova geração de jovens.

Cobra Kai (2018) – Redenção e Sem Piedade!

Fãs de carteirinha dos filmes, Josh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg, produziram uma continuação da trilogia original. Estreando no Youtube Premium e estrelada por Ralph Macchio e William Zabka, reprisando seus papéis como Daniel Larruso e Johnny Lawrence, Cobra Kai é uma continuação digna para os filmes originais.

A história foca em Johnny Lawrence, o aluno do dojo Cobra Kai e vilão do filme original, vivendo uma vida solitária e fracassada. Ele reabre o dojo com o objetivo de redenção, para superar e provocar Daniel Larusso que luta para manter o equilíbrio em sua vida sem o seu falecido professor, Sr. Miyagi.

Desde sua estreia a série tem sido um sucesso, tanto de crítica quanto em público. A série já foi renovada para sua terceira temporada e conquistou milhões de fãs pelo mundo todo, ainda mais quando foi comprada pela Netflix.

Karatê Kid foi um marco na história do cinema e dos anos oitenta. E agora Cobra Kai continua esse marco, adicionando muito mais a esta franquia e conquistando uma nova geração de fãs.

Cobra Kai e suas duas temporadas estão disponíveis na Netflix e no Youtube Premium.

Cauã Cardoso
Leitor de quadrinhos e livros, gamer por natureza e escritor de artigos amador. Apenas um jovem nerd tentando construir seu próprio caminho como tantos outros.