Especial | Entenda o universo de ‘The Walking Dead’

Hoje em dia quando se fala em zumbis é difícil não pensar no fenômeno que The Walking Dead é. Uma série de televisão que popularizou e muito o tema de “Apocalipse Zumbi”, focando no grupo de sobreviventes liderado por Rick Grimes, a série conquistou fãs pelo mundo todo.

Ainda assim, The Walking Dead foi além da série, desde seu quadrinho original, até spin-offs e jogos. E para aproveitar, falaremos mais sobre o universo desta saga tão adorada e amada.

O começo nos quadrinhos

Criada em 2003 por Robert Kirkman e desenhada por Tony Moore — mais tarde por Charlie Adlard — a série em quadrinhos The Walking Dead, ganhou notoriedade e vendeu milhões de cópias pelo mundo, sendo um sucesso de cara. A princípio a história focava em Rick Grimes, um xerife de uma cidade pequena que era baleado em um tiroteio, ficando meses em coma. Ele acorda em um mundo cercado de mortos vivos, e precisa lutar por sua vida e encontrar sua família. Mais tarde o quadrinho eterniza vilões como O Governador e Negan, deixando bem claro que a verdadeira ameaça que o grupo de Rick enfrenta são os humanos.

Com sua violência bastante crua, os quadrinhos se popularizaram rapidamente, e seu sucesso deixou claro para a AMC que um seriado seria lucrativo.

A série de TV

Em 31 de outubro de 2010 estreava o primeiro episódio da série de TV, com Andrew Lincoln no papel de Rick Grimes. O primeiro episódio melhorava e expandia a trama dos quadrinhos e logo bateu recordes de audiência, e a primeira temporada criou uma legião de fãs pelo mundo. Em suma existem outros atores que ganharam notoriedade por seus personagens, entre esses Jon Bernthal que interpretou Shane, o melhor amigo de Rick e seu parceiro policial. Também Norman Reedus como Daryl, e Melissa McBride como Carol.

Assim, a AMC percebeu que The Walking Dead fazia muito dinheiro, e visou projetos além da série, entre eles um jogo.

Jogo da Telltalle

Logo a Skybound contratou um estúdio para o desenvolvimento do jogo, a Telltalle Games que fazia jogos baseados nas escolhas dos jogadores.

Dividido em cinco episódios, sendo que o primeiro gratuito e o restante pago, este jogo se passava no universo dos quadrinhos. O jogador entrava na pele de Lee Everett, um professor de história de Atlanta que matou a própria esposa após pegá-la com um senador na cama. Posteriormente sendo preso e julgado culpado, no caminho para a prisão a viatura na qual estava sendo levado, bate em um zumbi e vai para fora da estrada. Ele se juntava com a pequena Clementine, que queria encontrar seus pais, e com um pequeno grupo para sobreviverem ao Apocalipse Zumbi.

O jogo imediatamente se tornou um sucesso de críticas e vendas. Se tornando um clássico do mundo dos games, e popularizando a Telltale, que desenvolveu outras temporadas para o jogo.

Séries spin-offs

A franquia também rendeu alguns spin-offs, como uma pequena Web Série. E é claro Fear The Walking Dead, que acompanhou o começo do apocalipse em Los Angeles e mais tarde trouxe o personagem Morgan, da série principal. Outras séries estão nos planos da AMC.

The Walking Dead talvez tenha perdido sua popularidade e audiência nos últimos anos, mas continua sendo um fenômeno mundial, conquistando fãs e mais fãs a cada dia. É uma série maravilhosa, e estamos ansiosos para seus próximos lançamentos.

A série atualmente está na sua décima temporada, e suas nove primeiras temporadas podem ser assistidas na Netflix e no Prime Video.

Cauã Cardoso
Leitor de quadrinhos e livros, gamer por natureza e escritor de artigos amador. Apenas um jovem nerd tentando construir seu próprio caminho como tantos outros.
ajax-loader