Especial Tokusatsu | Conheça o mundo dos heróis japoneses

Não são apenas os Vingadores ou a Liga da Justiça que salvam o mundo de vilões, monstros e alienígenas malignos. Há muito tempo os heróis japoneses também salvam o mundo, e o universo, de sua devastação e dos perigos que nele habitam. A mais de meio século os personagens de Tokusatsu fascinam o mundo, com séries e filmes de diferentes gêneros como ação, ficção científica, fantasia, comédia, horror e aventura, entre outros… 

Convidamos você a ler este artigo, até o final, para saber mais sobre este tipo de produção e as origens dos personagens e universos criados durante todos esses anos de lançamentos. 

O que é Tokusatsu?

Tokushu kouka satsuei” ou Tokusatsu, é um termo em japonês para filmes ou séries em live action que fazem o uso de efeitos especiais, como os populares filmes de Kaijuus (monstros gigantes) como Godzilla Gamera, as famosas séries de super-heróis como Kamen-Raider ou nos americanos Power Rangers.  Apesar de toda popularidade destes personagens, a maioria dos filmes e seriados de Tokusatsu não são amplamente conhecidos fora da Ásia. 

A origem dos Tokusatsu

Com cenas de lutas e movimentos inspirados nos teatros nipônicos e apresentações japonesas, o Tokusatsu foi dando seus primeiros passos. Contudo, apenas no início de 1950 o estilo tomou forma. Quando o lagartão gigante Godzilla destruiu Tokyo pela primeira vez, o gênero teve seu primeiro grande personagem. Isso mudou para sempre o cenário do cinema criando uma visão exclusiva do gênero ficção científica para os japoneses, tipicamente dominado pelo cinema americano. 

Inspirado pelo clássico monstro gigante King Kong, o artista de efeitos especiais Eiji Tsuburaya formulou muitas das técnicas que se tornariam peças básicas para criação do gênero, combinando o uso de miniaturas e conjuntos de cidade em escala reduzida com um ator humano em uma fantasia para interpretar o monstro gigante. Esta técnica ficou conhecido como adequação, e veio a ser usada em inúmeros outros filmes e séries do gênero. 

Godzilla deu início ao gênero “Kaiju Eiga” no Japão, em meados de 1954, trazendo monstros gigantes conhecidos, além do lagartão como Gamera King Ghidorah,que fizeram parte do entretenimento dos japoneses durante muito tempo, até o super-herói Super Giant aparecer para roubar as cenas dos monstros… 

Em 1957 Shintoho trouxe ao mercado Tokusatsu os heróis, dando espaço para os super-heróis mascarados tirarem a popularidade dos monstros gigantes, conhecidos com “Henshin Boom”. A partir do ano seguinte, graças a popularidade de Super Giant, inúmeras séries de televisão foram ganhando destaques com os novos heróis, que combatiam os crimes pelo Japão e o mundo.  

Da popularidade dessas produções surgiu o gênero “Kyodai Hero”, em que o protagonista de tamanho normal cresce a proporções maiores para lutar contra monstros gigantes. Os primeiros heróis do gênero foram Magma Taish e o famoso, até hoje, Ultraman

Na sequência outros gêneros e subgêneros foram surgindo, extendento a popularidade do Tokusatsu ao redor do mundo. 

Gêneros de Tokusatsu

Kaiju Eiga

O primeiro gênero a se estabelecer firme no Tokusatsu foi dos monstros gigantes, que geralmente apresentava os colossos destruindo metrópoles e lutando contra militares.  

Kaiiju originalmente referia-se a monstros e criaturas das antigas lendas japonesas, mas após o Japão se abrir para as relações exteriores, o termo passou a ser usado com paleontologia e criaturas lendárias de todo o mundo,  como por exemplo o Ceratossauro, que diziam estar vivo em 1908 no Alasca, hamado de Kaiju

O produtor da Toho StudiosTomoyuki Kanata, era um grande fã dos filmes Hollywoodianos de monstros gigantes, como King Kong ou O Monstro do Mar, e então percebeu que precisava de um filme do gênero.  

Com o medo dos japoneses de armas atômicas, por conta de alguns incidentes ocorridos no país, somado a inspiração dos monstros de Hollywood, Tomoyuki criou seu próprio monstro, trazendo o conceito de uma criatura gigante, emergente das profundezas do oceano, que destruiria a cidade de Tokyo: Godzilla. Assim nasceu o gênero Kaiju Eiga. 

Henshin Heroes

Henshin, que significa transformação, é um gênero que traz personagens que geralmente têm vida dupla, que assim como os famosos heróis americanos, alternando a vida civil e a forma heroica. Normalmente carregam consigo algum item especial para assumir a forma de herói, ativado por uma frase de comando específica ou uma sequência de movimentos de transformação. 

Quando transformados, os heróis adotam uniformes ou armaduras instantaneamente, por meio de técnicas secretas ou tecnológicas, ganhando habilidades extras e armas para lutar contra seus inimigos. 

O gênero trouxe os heróis Lion ManLion Man BrancoBicrossersPatrineCybercops, Vingadores do Espaço, Machine Man, entre outros inúmeros personagens que protagonizaram filmes e seriados.

Kyodai Hero

Super-heróis ou robôs gigantes que defendem a humanidade de monstros do mesmo tamanho. Assim são os Kyodai Hero, que inclui personagens como Ultraman Iron King

A série que trouxe o primeiro herói gigante foi Magma Taishi pela P Productions, baseado no mangá intitulado Osamu Tezuka. Há quem diga quem o primeiro Kyodai, tenha sido Godzila, no filme “Ghidorah, o Monstro de Três Cabeças”. Neste filme o monstrão defende a humanidade. 

Este estilo caiu no gosto do público japonês e do resto do mundo. Alguns personagens foram criados em outros países, como o Super Inframan em Hong Kong, e fizeram parte da infância de muitos nerds nas décadas de 60 à 90, inclusive no Brasil. 

Super Sentai

Criado por Shotaro Ishinomori, em 1975, os “super esquadrões” ou “força-tarefa” – tradução para Super Sentai – definem o conceito neste gênero. Os protagonistas são equipes que se transformam em super-heróis, dotados de super poderes, quando ativam dispositivos portáveis ou de pulso. Geralmente usam uniformes coloridos e armas exclusivas e têm a ajuda de um robô gigante para derrotar inimigos gigantes. 

Os universos geralmente são compartilhados e a cada série uma nova equipe surge para proteger a terra. Um exemplo disso são os populares Changeman ou nos nipo-americanos Power Rangers que, nos seus especiais de tv ou cinema, fizeram os maiores crossovers que se pode imaginar, muito antes de Vingadores ou Liga da Justiça surgirem nas telonas.

Shotaro desenvolveu os dois primeiros esquadrões Goranger e JAQK Dengekitai em 1975 e 1977 respectivamente. 

Fushigi Comedy

Com robôs fofos, criaturas incomuns, indivíduos mascarados que são auxiliados por crianças em idade escolar, garotas mágicas e pitadas de humor e mistério, surgiu o gênero Fushigi Comedy – Humor misterioso – no início na década de 80. As séries foram produzidos pela Toei Company, até a década de 90. 

Algumas séries de sucesso foram RoboconPetontonPatrine (a única no gênero exibida no Brasil). 

Metal Heroes

Produzido pela Toei para a televisão japonesa, entre 1982 a 1999 sob assinatura de Saburo Yatsude, os Metal Heroes se tornaram populares em diversas partes do mundo como Brasil, França, Indonésia, Filipinas. 

Os heróis deste gênero são, em sua maioria, personagens espaciais, militares, policiais, androides, ciborgues ou seres humanos que usam trajes metálicos, como sugere o nome. Entre os inúmeros personagens, encontramos os policiais do espaço GyabanSharivan e Shaider, assim como Space Squad que já contou com a participação de icônicos heróis como JaspionJibanJiraya

Família Ultra/Ultraman

Um dos personagens mais famosos no mundo Tokusatsu é o Ultraman que, diante de seu sucesso, se tornou um próprio gênero com uma série de sequências e spin offs com personagens dentro de seu próprio universo, a Família Ultra. 

Com sua estreia em 1966, produzido pela Tsubaraya Productions, Ultraman teve sua primeira série criada por Eiji Tsubaraya, que foi ao ar no Tokyo Broadcasting System, e superou a audiência esperada. Ultraman foi a primeira série exibida em cores pela TV japonesa. 

As aventuras contavam com super-heróis vindos do planeta M78, que protegiam a terra de seus inimigos e monstros gigantes que tentavam destruí-la. A Família Ultra teve sua origem com as séries Ultraseven e O Regresso de Ultraman, que junto as demais séries do herói, se tornaram uma das proeminentes produções de heróis de tokusatsu do Japão, estendendo seu sucesso para todo mundo, aliás, o herói foi um dos personagens mais vendidos no planeta nos anos 80. 
 

Kamen Rider

 Criado por Shotaro Ishinomori, o super-herói motoqueiro com capacete de inseto que luta conta os terríveis kaijin, Kamen Rider chegou ao mundo em 1971 com a série de televisão, de mesmo nome, apresentando o universitário Takeshi Hongo e sua missão de derrotar a organização mundial Shocker

Embora seu surgimento tenha sido em um mangá, de mesmo nome, sua popularidade chegou na série de TV, que cresceu a ponto de gerar sequências e filmes dando origem, inclusive, à vinda de outros heróis, que se transformam (Henshin Boom), na televisão japonesa no início da década 70 e de outros gêneros como os próprios Super Sentai e Metal Heroes, já citados. 

Indicação para assistir hoje

Separamos uma breve lista, de algumas séries, de Tokusatsu para você assistir hoje mesmo e entrar neste mundo dos heróis japoneses. 

1 – Comando Estelar Flashman

Após serem raptadas cinco crianças são salvas pelo povo do Planeta Flash que, por 20 anos, as criou e treinou. Ao descobrirem que o, temível e cruel, líder planejava invadir e destruir a terra, Jin, Dan, Go, Sara e Lou se unem para impedi-lo e formam o Comando Estelar Flashman. 

2 – O Policial de Aço Jiban

Depois de se sacrificar, para derrotar um dos monstros da organização Biolon, o policial Naoto Tamura regressa a vida, como o Policial de Aço Jiban, e passa a combater os crimes cometidos pelo grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marie. 

3 – O Fantástico Jaspion

Quando a profecia galáctica anuncia que o demônio Satan Goss pretende conquistar todos os planetas, o profeta Edin recruta o órfão Jaspion para enfrentar a ameaça e proteger a paz na via láctea. 

4 – Esquadrão Relâmpago Changeman

Cinco integrantes dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre e adquirem, cada um, os poderes de um desetsu-ju, animal lendário como: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix. Assim nasce o Esquadrão Relâmpago Changeman, que luta contra as forças do mal. 

5 – Jiraya: O incrível Ninja

Tona Yamashi é o discípulo, e filho adotivo, de Tetsuzan e representante do clã ninja Togakure. Toha deve proteger a localização de Pako, uma dádiva vinda dos céus considerada o tesouro do século, de ninjas malignos do mundo inteiro e impedi-los de usar esse grande poder para o mal. 

Todas estas séries indicadas e muitas outras além de filmes e documentários estão disponíveis no Amazon Prime Video.

E você conhece algum personagem Tokusatsu? Conte para nós qual são os seus preferidos, e por onde você os conheceu!  

Digiqole ad

Leonardo Vieira

Fã de quadrinhos e cinema, futuro jornalista e amante de robôs gigantes!

Artigos relacionados

2 Comments

  • Faltou indicar Power Rangers Força Animal! Haha Meu favorito! Matéria muito boa! Parabéns!

  • Eita, agora virei fã do autor deste artigo e deste site. Que não ficam na mesma ideia que os outros de publicar sobre Marvel e DC e publicam conteúdo NERD!!! Show demais!!!

Comentários

%d blogueiros gostam disto: